Estrada


O entusiasmo pelo ciclismo de estrada começou no final do século XIX e não parou de crescer desde essa altura. Algumas grandes corridas atraem dezenas de milhões de espectadores e são vistas na televisão por pessoas de todo o mundo.

A primeira corrida foi registada oficialmente em 31 de maio de 1868, no Parc de Saint-Cloud, em Paris, sendo vencida pelo corredor britânico James Moore.

A primeira corrida cidade-cidade teve lugar no dia 7 de novembro de 1869: Paris-Rouen. James Moore voltou a ser o vencedor, correndo 123 quilómetros em 10 horas e 25 minutos. A intenção dos organizadores era promover o ciclismo e demonstrar que a bicicleta era uma opção válida para cobrir grandes distâncias.

O ciclismo de estrada tem feito parte do programa dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896.

4 tipos de eventos:

  • - Corrida de Estrada

  • A prova de fundo em estrada faz parte do programa olímpico.
Os corredores começam juntos, em grupo. Os percursos têm as distâncias variadas (aprox. 260 quilómetros para as corridas de elite masculina dos Campeonatos do Mundo UCI). As corridas de estrada têm diferentes formatos: provas de um dia, de um ponto para o outro (exemplo: Paris-Roubaix ou Tour de Flandres) ou no formato de circuito, como a prova dos Campeonatos do Mundo UCI; corridas por etapas (exemplo: Volta a França, Volta a Itália, Volta a Espanha, Volta a Portugal ou Volta ao Algarve).

- Contrarrelógio Individual

A prova do contrarrelógio individual faz parte do programa dos Jogos Olímpicos.
O contrarrelógio individual é corrido numa distância entre os 40-50kms (nos Campeonatos do Mundo UCI e nos Jogos Olímpicos). Os corredores partem individualmente com intervalos de tempo (1-2 minutos). O ciclista que completar o trajeto mais rapidamente é o vencedor final.

- Contrarrelógio por equipas

O princípio é o mesmo que o contrarrelógio individual, mas nesta especialidade é corrida por equipas, com um mínimo de dois ciclistas e no máximo dez ciclistas.

- Contrarrelógio de equipas nacionais mistas
Desde 2019, o contrarrelógio por equipas dos Campeonatos do Mundo UCI será disputado no formato de equipas mistas, reservado para seleções nacionais, compostas por três homens e três mulheres, das categorias de elite e sub-23. O evento começa com os três ciclistas masculinos, que depois passam o testemunho às três ciclistas femininas. O lugar final da equipa será calculado baseado no tempo da segunda corredora na linha de meta. Ambos, masculinos e femininas, acabam por completar uma volta completa num circuito idêntico.