
Vicente Rojas vence no alto de São Macário e João Silva assume camisola amarela
Vicente Rojas Naranjo (Supermercados Froiz) venceu, este sábado, a terceira etapa da Volta a Portugal do Futuro. O ciclista chileno destacou-se no último quilómetro da chegada ao alto de São Macário e terminou na liderança, mas foi João Silva (Kelly/Simoldes/UDO) a assumir a camisola amarela.
Na etapa rainha da Volta ao Portugal do Futuro, os 99 ciclistas ainda em prova partiram de Sernancelhe com direção ao alto de São Macário, em São Pedro do Sul, num total de 127,5 quilómetro, marcados por uma chegada em subida de mais de nove quilómetros e por um prémio montanha de primeira categoria na meta.
Diogo Narciso (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) foi o primeiro a destacar-se do pelotão, aos 37 quilómetros e já depois de uma primeira tentativa de fuga de 13 corredores prontamente anulada, mas foi alcançado ao fim de poucos quilómetros. Já perto dos 100 quilómetros e numa altura em que o pelotão seguia partido em dois grupos, foi a vez de Cláudio Leal atacar, sendo perseguido por um grupo de 14 ciclistas.

Cláudio Leal chegou a ter uma vantagem de 2m45s e ainda aguentou o início da subida final, mas acabou alcançado quando faltavam cerca de cinco quilómetros. Aí, destacaram-se Adiran Benito (Bicicletas Rodriguez Extremadura), Alexandre Montez (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car), Duarte Domingues (Glassdrive/Q8/Anicolor) e Vicente Rojas (Supermercados Froiz). Rojas foi mais forte, descolou no último quilómetro e cortou a meta na liderança, seguido de Duarte Domingues, a quatro segundos, e Alexandre Montez, a 21.
Na quinta posição, a 52 segundos de Rojas, chegou João Silva (Kelly/Simoldes/UDO), jovem português que assumiu a liderança da geral, à frente de Vicente Rojas e Daniel Jimenez (Supermercados Froiz), com 9 e 10 segundos de vantagem, respetivamente. Na geral por pontos, o líder continua a ser Sergi Darder (High Level-GSport), mas na juventude é agora Duarte Domingues (Glassdrive/Q8/Anicolor) o melhor e Pedro Pinto (Fonte Nova/Felgueiras) assumiu a liderança na geral da montanha. Nota final para a Supermercados Froiz, que passou a liderar a geral das equipas.
A Volta a Portugal do Futuro chega ao fim este domingo, 4 de junho, com uma etapa em circuito de 136,9 quilómetros, entre Murtosa (Torreira) e Águeda, agendada para decorrer entre as 12h e as 15h34.
2023-06-03 - 16:31:27