
Tomás Mateus triunfa ao sprint na primeira etapa do Grande Prémio do Minho
A primeira etapa em linha do Grande Prémio do Minho, destinada ao pelotão júnior, ligou Braga a Felgueiras ao longo de 91 quilómetros, esta sexta-feira, e terminou com a vitória de Tomás Mateus (DunasVale/Pereira&Gago).
O jovem ciclista português impôs-se ao sprint, depois de uma etapa disputada a alta velocidade e marcada por várias movimentações. Tomás Mateus cruzou a meta ao fim de 2h15m18s - média de 40,35 km/h - e vestiu a camisola amarela da classificação geral.
Nicolas Almada (PICUSA Academy) e Diego Lopez (Sidra Menendez - Las Mestas) terminaram na segunda e terceira posições, respetivamente, com o mesmo tempo do vencedor.
O top 10 da etapa foi composto exclusivamente por ciclistas que chegaram integrados no pelotão principal. Entre os portugueses, destaque ainda para Guilherme Santos e João Anunciação (ambos da Blackjack-bairrada), e Rodrigo Jesus (Academia Efapel), que estiveram entre os mais rápidos do dia.
Na classificação da montanha, Kevin Vargas (Team INCA) destacou-se ao vencer os dois prémios intermédios e enverga agora a camisola azul. Já a verde, da regularidade, está nas mãos de Tomás Mateus, mas será envergada por Nicolas Almada na próxima etapa.
A competição prossegue este sábado com a segunda etapa, entre Famalicão (13h25) e Oliveira Santa Maria (16h01), num percurso com 84,4 quilómetros.
2025-07-12 - 12:52:59