Tivani vence sprint surpreendente no Sameiro e Rafael Reis segura amarela



Tivani vence sprint surpreendente no Sameiro e Rafael Reis segura amarela

A primeira etapa em linha da 86.ª Volta a Portugal teve um final surpreendente, com um grupo numeroso a discutir a vitória ao sprint no Santuário do Sameiro. Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) foi o mais forte, mas Rafael Reis (Anicolor-Tien21) chegou no grupo da frente e manteve a camisola amarela.

Com início em Viana do Castelo, a tirada de 162,3 quilómetros começou com 70 quilómetros planos. No entanto, a partir daí, o pelotão teve de enfrentar quatro subidas, incluindo duas ao Santuário do Sameiro, uma montanha exigente de segunda categoria onde estava colocada a meta.

Apesar de algumas tentativas iniciais, a fuga do dia formou-se ao fim de estarem percorridos cerca de 50 quilómetros. Miquel Valls (Gi Group-Simoldes-UDO), Samuel Boardman (Project Echelon Racing), Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Aleksandr Grigorev (Efapel) e Francisco Pereira (Feirense-Beeceler) foram os primeiros a destacarem-se, mas Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes Boavista) não demorou a juntar-se ao grupo.

Os seis fugitivos chegaram a ter uma vantagem próxima dos três minutos, porém, seriam alcançados antes da primeira passagem pela meta, já depois de Daniel Dias ter colecionado vitórias nas duas contagens de montanha de terceira categoria (Extremo e Portela do Vade). Foi na primeira de duas subidas ao Santuário do Sameiro, já com o pelotão compacto, que começaram as movimentações pela vitória.


Hugo Nunes (LA Alumínico-Credibom-Marcos Car) foi o primeiro a arriscar e liderou a primeira passagem pela meta. Seguir-se-iam movimentações de Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Pedro Silva (Anicolor-Tien21) e Tiago Antunes (Efapel Cycling). Destes, Pedro Silva foi quem esteve mais próximo de ver a meta, mas seriam todos alcançados à entrada para o último quilómetro.

A vitória foi discutida por um grupo numeroso, composto por mais de 20 ciclistas, que incluía o camisola amarela Rafael Reis. Nicolás Tivani foi o mais forte, ao fim de 3h56m04s, seguido de perto por Jesús David Peña (APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense) e Brady Gilmore (Israel Premier Tech Academy), que completaram o pódio por esta ordem.

Nas contas da classificação geral, Rafael Reis segue líder, agora com dois segundos de vantagem sobre Tivani, segundo classificado, e cinco sobre Brady Gilmore, terceiro. Além da vitória na etapa e do segundo lugar na geral, Tivani lidera ainda nos pontos e na montanha, bem como no combinado. Pau Martí (Israel Premier Tech Academy) segue como melhor jovem, tal como a Anicolor-Tien21 entre as equipas.

Para esta sexta-feira, está reservada uma tirada acidentada de 167,9 quilómetros, entre Felgueiras (13h) e Fafe (17h15). Pelo meio, três metas volantes (Marcos de Canaveses, Paredes e Lousada) e outros tantos prémios de montanha - Baltar (4.ª cat, km 73,6), Casa do Penedo (3.ª cat, km 141) e Golães (4.ª cat, km 163,4).


Fotografias: Rodrigo Rodrigues / Ciclismo +TV

 

2025-08-07 - 18:22:27

 


 

Voltar