Scott McGill impõe-se em sprint atribulado



Scott McGill impõe-se em sprint atribulado

O estadunidense Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling) venceu hoje, em Elvas, a primeira etapa em linha da Volta a Portugal Continente, uma longa viagem de 193,5 quilómetros, iniciada em Vila Franca de Xirra. Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) manteve a camisola amarela, num final de etapa marcado por uma queda coletiva, a menos de três quilómetros da meta.

Mesmo que uma chegada ao sprint fosse previsível, Fergus Browning (Trinity Racing), José Maria García (Electro Hiper Europa-Caldas) e João Macedo (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar) saíram do pelotão pouco depois da partida real. Viktor Manakov (ABTF-Feirense) juntou-se-lhes para formar uma fuga de quatro corredores, que nunca assustou o pelotão, mas que deu para a animar a longa viagem.

Ainda longe da chegada, Browning e Manakov perderam o contacto, deixando para Macedo e García a luta pela camisola da montanha, na segunda quarta categoria da jornada, em Vila Boim. Isto sucedeu à entrada dos últimos 70 quilómetros, momento em que o duo em cabeça de corrida começou a distanciar-se cada vez mais do pelotão, que, até ali, tinha mantido rédea curta: diferença inferior a minuto e meio durante grande parte da viagem.

A margem ultrapassou rapidamente os três minutos, mas foi com facilidade que o pelotão, conduzido pela Glassdrive-Q8-Anicolor, reduziu a distância para a dianteira, entregue apenas a João Macedo, a partir do momento em que faltavam 35 quilómetros para o final. A fuga a solo do corredor da LA Alumínios-Credibom-MarcosCar apenas resistiu dez quilómetros e não permitiu a Macedo cumprir o objetivo de ganhar o prémio de montanha. O primeiro seria Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a quem bastou o sprint para a quarta categoria de Vila Boim para vestir a camisola de melhor trepador.

Após a subida, Joseph Rosskopf e Kyle Murphy, ambos da Human Powered Health, juntaram-se em cabeça de corrida e puseram o pelotão em sentido. Passaram na meta, a 11 quilómetros do final, com 26 segundos de vantagem sobre o pelotão. No circuito final várias equipas assumiram a despesa da perseguição. A quatro quilómetros da meta, Joseph Rosskopf ficou isolado na frente, mas seria alcançado pouco antes do quilómetro final, já depois de uma queda coletiva, que partiu o pelotão. Foi, por isso, um grupo restrito que discutiu o triunfo.

A chegada, após uma aproximação técnica e em subida, premiou a capacidade de Scott McGill e o trabalho da respetiva equipa na anulação da fuga tardia dos compatriotas. O melhor jovem da competição, Oliver Rees (Trinity Racing), foi o segundo classificado, enquanto Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) fechou o pódio do dia.

Ficou tudo na mesma na classificação geral. Rafael Reis no topo, com 9 segundos de vantagem sobre Maurício Moreira e Oliver Rees, segundo e terceiro. A vitória na etapa de hoje deu a Scott McGill a camisola da classificação por pontos. A Glassdrive-Q8-Anicolor comanda por equipas.

Se a etapa de hoje terminou com Badajoz à vista, a tirada de sábado começa exatamente na cidade fronteiriça espanhola. A partida será dada às 12h25 (hora portuguesa). Os corredores vão percorrer 181,5 quilómetros, entre o Alto Alentejo e a Beira Baixa, para chegarem a Castelo Branco cerca das 17h30. O final em terras albicastrenses é sempre apontado como ideal para sprinters, mas a realidade raramente confirma os prognósticos. Uma montanha de terceira categoria a 13,2 quilómetros da meta e uma fase final repleta de rotundas e zonas técnicas são um obstáculo de monta para uma chegada em pelotão totalmente agrupado.

 

2022-08-05 - 17:19:04

 


 

Voltar