Sabido ganha na Maia e aproxima-se de Vilela

Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte) venceu hoje a segunda etapa do GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria, subindo ao segundo lugar da geral individual, apenas a 4 segundos de Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa), que segurou a camisola amarela.

A etapa de 147,3 quilómetros, com partida e chegada na Maia, Cidade Europeia do Desporto, revelou-se menos complicada do que a tirada anterior, com o pelotão a chegar compacto à Avenida D. Manuel II. No empedrado da reta da meta, a experiência de Hugo Sabido foi determinante para conquistar a vitória, à frente de Rafael Silva (Efapel-Glassdrive) e de Vicente García de Mateos (Louletano-Dunas Douradas), segundo e terceiro, respetivamente.

"Sou feliz na Maia, porque já há 3 anos ganhei a Volta à Maia. A equipa fez hoje um excelente trabalho. O André Mourato esteve na fuga a defender as posições do Hugo Sancho na montanha, mas foi alcançado a um quilómetro do fim. Depois a equipa colocou-me bem e eu só tive de ultrapassar o Rafael Silva, que é menos experiente. Explorei-o ao máximo e passeio-o quando tinha de passar", explicou o vencedor da tirada.

Ricardo Vilela, que terminou a jornada na nona posição, continua no comando da geral individual, mas agora dispõe de apenas 4 segundos de vantagem sobre Hugo Sabido. O terceiro é Nuno Ribeiro (OFM-Quinta da Lixa), a 5 segundos do colega de equipa.

Rafael Silva é o novo líder da classificação por pontos, Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte) continua como melhor trepador, o andaluz Pablo Lechuga (Euskadi), vencedor da Volta a Portugal de Juniores em 2007, passou a envergar a camisola das metas volantes, enquanto Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) permanece com o estatuto de melhor jovem. A OFM-Quinta da Lixa lidera por equipas.

A sexta edição do Grande Prémio Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria chega ao fim neste domingo, em que se viverá uma jornada dupla de ciclismo. De manhã, as ruas envolventes ao Europarque recebem um contrarrelógio por equipas de 7,4 quilómetros, que começa às 10h00. A partir das 15h30 disputa-se a última etapa, 12 voltas, totalizando 79,2 quilómetros, ao tradicional e seletivo Circuito do Castelo, no coração de Santa Maria da Feira.

A organização da corrida homenageou hoje um dos maiatos mais distintos do ciclismo nacional, Fernando Moreira de Sá, que foi ciclista do FC Porto, ao serviço do qual, entre outros sucessos, conquistou a Volta a Portugal de 1952. Fernando Moreira de Sá faleceu no início de abril.

Classificações
2.ª Etapa: Maia – Maia, 147,3 km
1.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), 3h39m57s
2.º Rafael Silva (Efapel-Glassdrive), mt
3.º Vicente García de Mateos (Louletano-Dunas Douradas), mt
4.º Manuel Cardoso (Banco BIC-Carmim), mt
5.º César Fonte (Rádio Popular), mt
6.º Jon Aberasturi (Euskadi), mt
7.º Leonel Coutinho (Liberty Seguros/Feira/KTM), mt
8.º Joni Brandão (Efapel-Glassdrive), mt
9.º Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa), mt
10.º Nuno Ribeiro (OFM-Quinta da Lixa), mt

Geral Individual
1.º Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa), 7h28m01s
2.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), a 4s
3.º Nuno Ribeiro (OFM-Quinta da Lixa), a 5s
4.º Vicente García de Mateos (Louletano-Dunas Douradas), a 6s
5.º Rafael Silva (Efapel-Glassdrive), a 8s
6.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), a 12s
7.º Beñat Txoperena (Euskadi), mt
8.º César Fonte (Rádio Popular), a 14s
9.º Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), mt
10.º Arkaitz Durán (OFM-Quinta da Lixa), mt

Classificação Completa: Clique Aqui

 

2014-04-26 - 18:08:05

 


 

Voltar