Rúben segue de azul e João continua de olho no pódio



Rúben segue de azul e João continua de olho no pódio

As aspirações dos dois portugueses participantes na Volta a Itália mantiveram-se incólumes, hoje, no final da 19.ª etapa, ganha pelo checo Josef Černý (CCC Team), um dos 14 fugitivos do dia. João Almeida (Deceuninck-Quick-Step) e Rúben Guerreiro (EF Education First) chegaram integrados no pelotão, a 11m43s do vencedor. Almeida mantém o quinto lugar na geral, a 2m16s do comandante, Wilco Kelderman (Team Sunweb). Guerreiro transportou com tranquilidade a camisola azul, de melhor trepador, que já lhe pertence, desde que termine a competição, no domingo, em Milão.

A 19.ª etapa foi atribulada. A conjugação do mau tempo com os 258 quilómetros previstos espoletaram um protesto dos corredores, levando a organização a neutralizar metade da viagem. A tirada passou a ter 124,5 quilómetros, entre Abbiategrasso e Asti.

Já durante a corrida, outra atribulação, de ordem desportiva, marcou o desfecho da tirada. A Bora-hansgrohe “cansou-se” de puxar o pelotão sem ajuda de qualquer outra equipa. Depois de manter os 14 fugitivos a uma distância de um minuto, abdicou da perseguição, a cerca de 50 quilómetros do fim, permitindo que a diferença disparasse rapidamente para mais de dez minutos.

Portanto, na véspera da última etapa de montanha da competição, o pelotão pôde beneficiar de um dia de “descanso ativo”. A 20.ª etapa vai, amanhã, levar os corredores de Alba até Sestriere. A etapa foi amputada da passagem pelas montanhas francesas, resumindo-se a três subidas a Sestriere. A primeira será por uma vertente de segunda categoria, seguindo-se duas escaladas de 6,9 quilómetros a 7,2 por cento, a última levando os corredores até à meta.

Com a classificação da montanha decidida, Rúben Guerreiro poderá optar por uma jornada tranquila ou poderá tentar, novamente, vencer uma tirada nesta edição do Giro. João Almeida viverá mais um dia de luta pela geral. Segurar o quinto lugar é uma vitória, mas se poder espreitar uma aproximação ao pódio, o caldense não a enjeitará.

 

2020-10-23 - 16:14:40

 


 

Voltar