
Rafael Reis voa e veste de amarelo na Volta a Portugal
Prólogo da Volta a Portugal é sinónimo de Rafael Reis. O ciclista da Anicolor-Tien21 já tinha vencido o prólogo inicial em seis ocasiões e, esta quarta-feira, aumentou a contagem para sete depois de ter sido o mais rápido no curto esforço individual que marcou o arranque da 86.ª Volta a Portugal em Bicicleta.
Na Maia, os corredores começaram a sair às 15h35 e Cade Bickmore (Project Echelon Racing) foi o primeiro a conseguir um registo digno de destaque, que lhe valeu um lugar na cadeira de líder por largos minutos. O registo seria superado por Pau Martí (Israel Premier Tech Academy) mais tarde, com o espanhol a ser o primeiro a ficar perto de baixar dos quatro minutos.
No entanto, seria Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista) o primeiro a fazê-lo, com um tempo de 3”58'151. O registo valeu-lhe um lugar na cadeira até bem perto do final, até porque só foi batido pelos três últimos corredores a partir para o prólogo. Primeiro, Jens Verbrugghe (Israel Premier Tech Academy) conseguiu o melhor tempo, mas foi de imediato batido por Iúri Leitão (Caja Rural - Seguros RGA), que, por sua vez, foi superado por Rafael Reis, num final emocionante.
Contas feitas, Rafael Reis terminou no primeiro lugar, com 3”51'236, menos 03.702 segundos que Iúri Leitão, segundo classificado com 03”54'938, e menos 04.515 segundos que Jens Verbrugghe, terceiro com 03”55'751.

Na geral, as diferenças repetem-se, com Rafael Reis a assumir a primeira camisola amarela da Volta a Portugal, com três segundos de vantagem sobre Iúri Leitão e com quatro sobre Jens Verbrugghe. O terceiro lugar vale ainda ao jovem belga a liderança da classificação da juventude. Entre as equipas, liderou a Anicolor-Tien21.
Esta quinta-feira, na primeira etapa em linha, o pelotão irá percorrer 70 quilómetros planos antes de enfrentar quatro subidas - duas de terceira categoria e duas de segunda, num total de 162,3 quilómetros. A tirada começa em Viana do Castelo (13h) e termina em Braga (17h24), no Santuário do Sameiro, onde os ciclistas têm uma primeira passagem a cerca de 20 quilómetros do final.
Fotografias: Rodrigo Rodrigues / Ciclismo +TV
2025-08-06 - 18:13:50