
Rafael Reis cumpre a tradição e vence prólogo da Volta
Rafael Reis (Sabgal-Anicolor) conquistou hoje o prólogo da edição de 2024 da Volta a Portugal Continente, um contrarrelógio individual de 5,5 quilómetros, disputado em Águeda. É a sexta vez que o palmelense vence o prólogo da Volta.
A correr em casa, a Sabgal-Anicolor dominou o arranque da prova. Rafael Reis parou o cronómetro em 6'48''046. Bateu o colega de equipa Julius Johansen por apenas 42 milésimos de segundo. O terceiro classificado do dia foi o vice-campeão dos Estados Unidos de contrarrelógio, Tyler Stites (Project Echelon Racing), a seis segundos do vencedor.
Entre os ciclistas que correm para a geral, Mauricio Moreira (Sabgal-Anicolor) foi o melhor de todos. Terminou o prólogo no sexto lugar, com 7m00s. Já a "fava" saiu a Abner González. O porto-riquenho da Efapel Cycling foi vítima de uma avaria, teve de trocar de bicicleta e cedeu um minuto para Mauricio Moreira.
As diferenças para os restantes candidatos não foram significativas. Destaque para Joaquim Silva (Efapel Cycling), que gastou mais seis segundos do que o uruguaio da Sabgal-Anicolor, Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), a oito segundos de Moreira, e o vencedor de 2023, Colin Stüssi (Team Vorarlberg), a dez segundos do chefe-de-fila da equipa sediada em Águeda.

Hugo Aznar (Equipo Kern Pharma) é o melhor jovem da competição e a Sabgal-Anicolor comanda por equipas.
A primeira etapa em linha, nesta quinta-feira, promete marcar diferenças significativas. A caravana parte, às 13h30, do Centro de Alto Rendimento, em Sangalhos, Anadia, para percorrer 158,2 quilómetros até ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria, uma subida de 9,9 quilómetros com 8,3 por cento de inclinação média.
Fotos: Nuno Veiga/Lusa
2024-07-24 - 17:38:49