Presidente da República agradece janela de futuro aberta por João Almeida e Rúben Guerreiro



Presidente da República agradece janela de futuro aberta por João Almeida e Rúben Guerreiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu hoje no Palácio de Belém os heróis nacionais João Almeida e Rúben Guerreiro, homenageando-os pelos desempenhos na Volta a Itália, terminada no último domingo.


Perante os corredores e as respetivas famílias, o chefe de Estado considerou que a prestação dos dois ciclistas foi uma porta aberta para o futuro de todos os portugueses. “Um dos problemas da pandemia é que as pessoas vivem o dia a dia, não podem planear o futuro. Ninguém sabe como estará, que planos pode realizar, até onde pode viajar? e, de repente, havia uma porta ou uma janela para o futuro, que eram vocês. Para o futuro porque são jovens, porque, de alguma maneira, representam os sucessos que as pessoas sentiam não estar a ter nas suas vidas e polarizaram em vocês”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Numa intervenção em que comparou sempre o sucesso desportivo de João Almeida e Rúben Guerreiro com as dificuldades provocadas pela pandemia, o Presidente da República lamentou não haver outro Giro nos tempos mais próximos. “Temos pena de não haver outro Giro, porque a situação [da pandemia de covid-19] não melhorou, vai piorar. Era importante que nas próximas semanas e meses houvesse outro Giro para nós podermos, além de tudo o resto, ter razões para alegrias como as vossas”, frisou.


Marcelo Rebelo de Sousa destacou a importância das notícias sobre a Volta a Itália, por serem um oásis positivo no meio de noticiários com “50 minutos de más notícias”. O Presidente da República elogiou os dois ciclistas, que “nunca se puseram em bicos de pés”, foram “um exemplo para Portugal”, numa altura em que fazem falta exemplos positivos: “vocês são muito novos, têm muito futuro, e as pessoas precisam de futuro”, sintetizou.

O chefe de Estado agradeceu aos dois ciclistas, “em nome de Portugal”, por “estas semanas, que foram semanas de sonho para vocês e para nós”.

João Almeida e Rúben Guerreira ofereceram a Marcelo Rebelo de Sousa as camisolas que os evidenciaram no Giro, a rosa que Almeida vestiu durante 15 dias, e a azul, que Guerreiro conquistou no final da competição.

Fotos: Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República

 

2020-10-29 - 19:10:22

 


 

Voltar