Pau Martí festeja em Fafe e veste de amarelo



Pau Martí festeja em Fafe e veste de amarelo

Pau Martí é o novo líder da 86.ª Volta a Portugal em Bicicleta. O jovem espanhol de 20 anos, da Israel Premier Tech Academy, venceu a segunda etapa da prova, impondo-se ao sprint num grupo reduzido na chegada a Fafe, e assumiu a liderança da classificação geral.

A tirada acidentada de 167,9 quilómetros, entre Felgueiras e Fafe, teve um início agitado, com diversas tentativas de ataque e Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) a lutar por todos os segundos, assegurando a liderança virtual da corrida ao vencer a primeira meta volante. Ainda assim, apesar de várias movimentações, foi já depois do quilómetro 60 que se formou a fuga do dia.

Samuel Boardman (Project Echelon Racing), Andrii Ponomar (Petrolike), Conn McDunphy (Team Skyline) e Joan Roca (Illes Balears Arabay) destacaram-se do pelotão e chegaram a dispor de uma vantagem superior a dois minutos. O quarteto seria, contudo, alcançado na aproximação à Casa do Penedo, uma contagem de montanha de terceira categoria situada num troço de terra batida que voltou a agitar a corrida.

Foi nesse troço que se destacou o grupo que viria a decidir a etapa, composto por Alexis Guérin e Artem Nych (Anicolor-Tien21), Jesús David Peña (AP Hotels-Tavira-Farense) e Pau Martí (Israel Premier Tech Academy). Antes da subida final para Golães, Edgar David Cadena (Petrolike) conseguiu escapar do grupo intermédio e juntar-se ao quarteto da frente, formando-se assim um quinteto que abordou os quilómetros finais com cerca de 15 segundos de vantagem.



Na aproximação à meta, Artem Nych foi o primeiro a lançar o sprint, mas Pau Martí respondeu com autoridade, conquistando a etapa ao fim de quatro horas de corrida. Nych foi segundo e Peña terceiro, com Cadena e Guérin a completarem o top 5, a dois segundos. O grupo perseguidor chegou logo atrás, a 11 segundos.

A vitória permitiu a Pau Martí assumir a liderança da Volta a Portugal, mantendo também a camisola branca de melhor jovem. O vencedor da edição de 2024, Artem Nych, é agora segundo classificado, a dois segundos, enquanto Rafael Reis (Anicolor-Tien21), líder à partida para esta etapa, desceu ao terceiro lugar, a 15 segundos.

A 86.ª Volta a Portugal prossegue este sábado com mais uma jornada acidentada, entre Boticas (12h30) e Bragança (17h24). O percurso da etapa mais longa desta edição (185,2 quilómetros) inclui três metas volantes (Chaves, Vinhais e Bragança) e quatro contagens de montanha: Alturas do Barroso (3.ª cat, Km 15,7), Serra do Brunheiro (2.ª cat, Km 87,1), Rebordelo (3.ª cat, Km 112,6) e Serra da Nogueira (1.ª cat, Km 146,8).


Fotografia: Rodrigo Rodrigues / Ciclismo +TV

 

2025-08-08 - 18:04:31

 


 

Voltar