Owen Lightfoot festeja na chegada a Castelo Branco



Owen Lightfoot festeja na chegada a Castelo Branco

Owen Lightfoot (Maglia Tecnosylva/Bembibre) foi o ciclista mais rápido na chegada a Castelo Branco, na segunda etapa da Volta a Portugal do Futuro, que teve início em Figueiró dos Vinhos, às 12h, esta sexta-feira. Sergi Darder terminou na quinta posição, mas manteve a camisola amarela.

Numa etapa de 140,7 quilómetros, marcada por três metas volantes (Castanheira de Pêra, Sertã e Oleiros) e três prémios de montanha (dois de terceira categoria e um de quarta), Owen Lightfoot, jovem ciclista britânico de 19 anos, entrou no último quilómetro dentro do grupo que seguia fugido com um minuto de vantagem sobre o pelotão e levou a melhor na chegada ao sprint.

A etapa contou com várias tentativas de fuga logo nos primeiros quilómetros, mas foram todas prontamente anuladas pelo pelotão, que seguia compacto já depois da primeira meta volante e do primeiro prémio montanha. A primeira fuga eficaz aconteceu aos 70 quilómetros, com cinco ciclistas a lutarem pela segunda meta volante e a conquistarem uma vantagem que chegou a ser de sete minutos.


O grupo de cinco ciclistas perdeu Javier Ceballos (Bicicletas Extremadura) com o aproximar da meta e ficou reduzido a François Vie (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car), Pedro Pinto (Fonte Nova/Felgueiras), Jorge Garcia (Supermercados/Froiz) e Owen Lightfoot (Maglia Tecnosylva/Bembibre). Os últimos minutos foram de aproximação do pelotão ao grupo da fuga, reduzindo a vantagem para um minuto à entrada para o último quilómetro. Ainda assim, foi deste grupo que saíram os quatro primeiros, pela seguinte ordem: Owen Lightfoot, François Vie, Pedro Pinto e Jorge Garcia.

A 51 segundos dos quatro primeiros chegou Sergi Darder (High Level-GSport), que manteve a liderança da classificação geral, aumentando para dois segundos a vantagem sobre o companheiro Francesc Bennassar e para nove segundos a vantagem sobre Alexander Ball (Maglia Tecnosylva Bembibre). O atual líder da Volta a Portugal do Futuro manteve ainda as camisolas verde e branca, relativas aos pontos e à juventude, respetivamente.

Na classificação geral da Montanha, após ter vencido dois dos três prémios montanha da etapa, Pedro Pinto (Fonte Nova/Felgueiras) ultrapassou Daniel Jimenez e passou a vestir a camisola azul. Destaque também para a Maglia Tecnosylva/Bembibre, que passou a liderar a geral das equipas, ultrapassando a High Level-GSport. Por fim, nota para João Silva (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) e Diogo Narciso (Kelly/Simoldes/UDO) - melhor ciclista luso na etapa, em sexto -, os dois melhores portugueses da geral, nas quarta e quinta posições, respetivamente.

Este sábado, segue-se a etapa rainha da Volta a Portugal ao Futuro, que será também a terceira e penúltima etapa da prova. Terá início às 12h, em Sernancelhe, e terminará em São Pedro do Sul, por volta das 15h46, num total de 127,5 quilómetros. A chegada com uma subida de mais de nove quilómetros e com um prémio montanha de primeira categoria na meta será o grande destaque.

 

2023-06-02 - 16:15:02

 


 

Voltar