
Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) vence 1.ª etapa do Grande Prémio JN
O argentino Nicolás Tivani venceu a 1.ª etapa do Grande Prémio JN na ligação Maia-Maia. O argentino da Aviludo-Louletano-Loulé foi o mais forte no sprint final e é o primeiro camisola amarela desta edição.
Está de volta a estrada o pelotão de elite do ciclismo nacional. Este foi o primeiro de nove dias de competição na última corrida por etapas da época que conta com 17 corredores em representação de 14 equipas. E nem o acumular de meses e quilómetros que já leva a temporada parece travar os cavaleiros do asfalto. A 1.ª etapa do Grande Prémio JN teve 133,6 quilómetros e a viagem foi feita a todo o gás. A jornada inaugural da prova terminou com uma média a rondar os 44 Km/h.
O tirada fica marcada pela fuga que se formou aos 56 quilómetros. O ritmo forte dividiu o pelotão em dois grandes grupos. O lote de corredores que discutiu a etapa ficou reduzido a 31 unidades que chegaram à meta com mais de 10 minutos de vantagem para os restantes concorrentes. Nota para os principais favoritos à vitória final que não perderam tempo, entre eles o vencedor das últimas duas edições da Volta a Portugal, Artem Nych (Anicolor/Tien21).
A chegada discutiu-se ao sprint e Nicolás Tivani superiorizou-se para somar a quinta vitória em etapas esta temporada. O argentino da Aviludo-Louletano-Loulé bateu Francisco Campos e Carlos Salgueiro, ambos da APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense. Na geral, Tivani é primeiro com seis segundos de vantagem para Campos e sete para Salgueiro.
"Foi um dia muito bom para a equipa. Começar a vencer logo na primeira etapa e vestir a camisola amarela é lindo", afirmou Nicolás Tivani mas já de olhos postos na segunda etapa. "Amanhã é uma chegada que gosto muito. Ganhei lá em 2024 e este ano pode voltar a discutir-se ao sprint", antecipou o argentino mesmo sabendo que a formação de Loulé vai passar por dificuldades: "É normal que os adversários ataquem a corrida. Temos que estar atentos e controlar."
Este domingo, a 2.ª etapa do Grande Prémio JN tem partida e chegada em Valongo num percurso de 159,7 quilómetros.
2025-08-30 - 23:27:09