Nahuel D'Aquila dá terceira vitória consecutiva ao sprint à equipa



Nahuel D'Aquila dá terceira vitória consecutiva ao sprint à equipa

Depois das duas vitórias de Tomás Contte, a equipa Aviludo-Louletano-Loulé Concelho conquistou hoje a terceira ao sprint com Nahuel D'Aquila, em Valongo. O argentino chegou num grupo de cinco corredores, batendo num sprint apertado Gonçalo Leaça (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar), que fechou na segunda posição, e Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), que terminou em terceiro.

Na sexta etapa do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias os corredores tiveram de enfrentar um percurso de 132,7 quilómetros, que teve partida e chegada em Valongo. A primeira movimentação surgiu logo ao quilómetro cinco, mas a equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, comandou o pelotão até que o grupo de oito corredores fosse alcançado.

Ao quilómetro 30 foi quando se formou a fuga do dia, esta composta por 13 corredores. Entre eles Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense), Vicente Hernaiz (Rádio Popular-Paredes-Boavista), António Ferreira e Tiago Leal (Kelly-Simoldes-UDO, Nuno Meireles e Nahuel D'Aquila (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Rafael Lourenço (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel), Ángel Sánchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Gonçalo Leaça (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar), Daniel Mellado (Aluminios Cortizo), Carlos Collazos (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo) e Isaac Canton (Supermercados Froiz). 

Esta foi uma iniciativa que rapidamente conseguiu ganhar uma vantagem confortável para o pelotão, chegando a estabelecer uma diferença de três minutos para o grupo principal. Ao quilómetro 72 essa vantagem começaria a cair e a 30 quilómetros da meta já tinha descido para metade.

A fuga foi perdendo elementos e a 15 quilómetros da chegada a Valongo restavam em cabeça de corrida apenas cinco corredores. Entre eles Gaspar Gonçalves, Gonçalo Leaça, Ángel Sanchez, Nahuel D'Aquila e António Ferreira, com 30 segundos de vantagem para o pelotão. O quinteto foi conseguindo entender-se bem, entrando no último quilómetro com 30 segundos de vantagem, uma diferença que foi mais do que suficiente para fazer vingar a fuga.

A chegada foi então discutida num sprint reduzido, em que o primeiro a lançar-se foi o argentino Nahuel D'Aquila. Gaspar Gonçalves e Gonçalo Leaça atacaram logo a seguir, conseguindo colocar-se lado a lado com o argentino mesmo em cima do risco de meta. A iniciativa de Nahuel D'Aquila deu frutos, garantindo a terceira vitória consecutiva da equipa depois de duas conquistadas por Tomás Contte. Gonçalo Leaça foi segundo e Gaspar Gonçalves fechou em terceiro.

A chegada adiantada deste quinteto não trouxe alterações na classificação geral, com Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) na liderança, seguido de António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor) e Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 28 e 56 segundos, respetivamente. António Carvalho lidera a classificação por pontos, Henrique Casimiro (Efapel Cycling) lidera a geral da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) comanda a geral metas volantes, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) a geral metas autarquias, André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) a geral sprints, e Francisco Penuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) lidera a geral amador e também a da juventude. A Glassdrive-Q8-Anicolor segue líder por equipas.

A sétima e última etapa da prova terá partida na Maia pelas 12h00, a partir de onde os corredores terão de percorrer 133,7 quilómetros até Vila Nova de Gaia, onde será coroado o grande vencedor do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias. A chegada dos atletas está prevista para as 15h10.


Créditos Foto: Igor Martins/Global Imagens

 

2022-09-03 - 15:54:43

 


 

Voltar