
Luca Bagnara vence no Alto de São Macário e veste de amarelo
Luca Bagnara (Team Polti Kometa) é o novo líder da Volta a Portugal do Futuro, depois de ter vencido a segunda etapa da prova, com chegada no Alto de São Macário, em São Pedro do Sul. Dylan Jimenez (Vigo-Rias Baixas) e Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) completaram o pódio.
A segunda etapa da 31.ª Volta a Portugal do Futuro/ 4.º Grande Prémio CMTV era a mais curta da prova, mas também a mais dura. Nos 119,6 quilómetros entre Murtosa e São Pedro do Sul destacava-se o final de nove quilómetros em subida e um prémio de primeira categoria na meta, no Alto de São Macário.
O início da corrida foi animado, com várias tentativas de fuga, ainda que todas rapidamente alcançadas pelo pelotão. Foi já ao fim de 40 quilómetros percorridos que um grupo numeroso se destacou dos demais e a corrida começou a partir. Formaram-se três grupos e o camisola amarela, Owen Lightfoot (Vigo-Rias Baixas), começou a ficar para trás.
Dentro do primeiro grupo, Gorka Corres (Caja Rural-Alea) e Cristobal Mena (Technosylva Maglia Bembibre) conseguiram escapar, mas os perseguidores acabaram por conseguir a junção ao quilómetro 72, passando a corrida a ser liderada por um grupo de 14 ciclistas, que seguiam com uma vantagem de 2m10s sobre o pelotão, onde seguia o camisola amarela.

O grupo chegou ao início da subida final com cerca de um minuto de vantagem. Foi aí que Luca Bagnara atacou, isolando-se para a vitória final, que conseguiu ao fim de 3h09m. A subida trouxe dificuldades acrescidas e fez com que os corredores fossem chegando um a um à meta. Dylan Jimenez foi o segundo a chegar Alto de São Macário, 1m38s depois, e Alexandre Montez fechou o pódio, a 2m01s.
A ordem da classificação da etapa repete-se na geral, que Bagnara lidera agora com 1m42s de vantagem sobre Jimenez e 2m07s sobre Montez, o melhor português em prova. O jovem italiano assumiu ainda a liderança da montanha e a sua Polti Kometa passou a liderar na geral por equipas. Nas restantes classificações, Cristobal Mena é o primeiro nos pontos e Gorka Corres na juventude.
Este sábado, o pelotão de sub-23 irá partir de Góis, às 12h, para uma tirada de 143,4 quilómetros, marcada por cinco contagens de montanha. A chegada a Pombal está prevista para as 15h56.
Fotografia: Podium Events
2024-05-24 - 15:51:41