Leangel Linarez triunfa em Grândola e Luke Lamperti segue de amarelo



Leangel Linarez triunfa em Grândola e Luke Lamperti segue de amarelo

O venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) conquistou hoje, ao sprint, a segunda etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, uma viagem de 170,8 quilómetros, iniciada em Castro Verde.

Depois de uma etapa inaugural de alta velocidade e várias quedas, a segunda tirada começou de forma bem menos frenética. Para isso muito contribuiu o facto de o pelotão consentir a fuga do dia logo ao quilómetro 15.

Foram quatro os corredores que aproveitaram a boa vontade do pelotão. José Maria García (Electro Hiper Europa), André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Nuno Meireles (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e André Santos (Santa Maria da Feira/Segmento D'Época/Reol) distanciaram-se do grupo principal, mas a vantagem nunca chegou aos três minutos.

O avançar da viagem fez a fuga perder corpo. Após a passagem pelo prémio de montanha instalada ao quilómetro 80,7, sobraram na frente de corrida André Ramalho e José Maria García. Foi também por essa altura que o pelotão “levantou o pé”, fazendo a diferença crescer para lá dos cinco minutos.

As últimas dezenas de quilómetros, com vento lateral, não favorecia iniciativas individuais ou em dupla. E os dois escapados perceberam-no perfeitamente, quando acabaram absorvidos pelo pelotão, a 13 quilómetros da meta, já na subida da serra de Grândola.

A montanha grandolense não fez mossa e foi em pelotão que os corredores abordaram a “Vila Morena”. Numa luta entre homens da América Latina, Leangel Linarez levou a melhor sobre o compatriota Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) e sobre o colombiano Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense), segundo e terceiro, respetivamente.

O estadunidense Luke Lamperti (Trinity Racing) manteve o comando da classificação geral. Cyril Barthe (Burgos-BH) é segundo, a 3 segundos, e Leangel Linarez subiu à terceira posição, a 4 segundos. Luke Lamperti segurou também a primazia nas classificações por pontos e da juventude. Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) continua à frente na montanha. Por equipas comanda a Burgos-BH.

A terceira etapa é a mais longa da corrida e disputa-se nesta sexta-feira. Começa em Vendas Novas e termina em Estremoz, depois de percorridos 191,4 quilómetros. A passagem pela serra d'Ossa, já dentro dos últimos 20 quilómetros, vai dificultar a vida a alguns velocistas, que, ainda assim, continuam a ser favoritos para a terceira jornada.

 

2023-03-23 - 15:59:21

 


 

Voltar