Juan Ayuso vence no Malhão e conquista a 52.ª Volta ao Algarve



Juan Ayuso vence no Malhão e conquista a 52.ª Volta ao Algarve

O espanhol Juan Ayuso (Lidl-Trek) venceu hoje no Alto do Malhão aquela que foi a quinta e última etapa da Volta ao Algarve, confirmando a vitória da Classificação Geral na prova. Completaram o pódio final Paul Seixas (Decathlon CMA CGM Team), no segundo lugar e o português João Almeida (UAE Team Emirates XRG), terceiro classificado. 

É de Juan Ayuso a 52.ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta, que terminou este domingo, de forma emocionante, com a icónica subida ao Alto do Malhão. Em estreia pela Lidl-Trek, depois da saída da UAE Team Emirates XRG, o corredor espanhol vestiu a Camisola Amarela - Turismo do Algarve à segunda etapa, no Alto da Foia, e não mais a largou. Mais, levou-a para casa. 

Ayuso já havia corrido uma vez em solo português, no escalão de Cadetes - em 2017, perdeu a Volta a Portugal do escalão no último dia - e não escondeu que queria uma história diferente desta vez. Teve-a, e fez por isso.

A mensagem forte de Ayuso
Desde logo, aproveitou uma Meta Volante ao quilómetro sete da etapa, em Olhão, para ganhar um segundo de bonificação e enviar uma mensagem à concorrência.

Ao contrário dos outros dias de corrida, a fuga demorou a formar-se, mas quando ganhou forma, foi com nível, com cinco nomes de alta qualidade: Maximilian Schachmann (Soudal Quick-Step), Jan Tratnik (Red Bull - BORA - hansgrohe), Tobias Bayer (Alpecin-Premier Tech), Luca Van Boven (Lotto-Intermarché) e Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team). 

O grupo de fugitivos consolidou a vantagem para o pelotão, chegou a estar a mais de dois minutos de diferença, e isso fez de Schachmann o líder virtual da Geral durante largos quilómetros.

A missão de Ayuso
Depois vieram as primeiras contagens de montanha do dia, em Soidos e no Malhão, e a corrida partiu-se. Schachmann e Alaphilippe ficaram sozinhos na frente, o primeiro acabou por cair e foi o francês depois a ficar sozinho na liderança, ele que venceu o Prémio da Combatividade - Água Monchique. 

Mais atrás, João Almeida também decidiu agitar a tarde: um forte ataque na primeira subida do dia ao Malhão partiu o pelotão e deixou o grupo dos favoritos bastante reduzido.  

O filme da etapa
O grupo recompôs-se, mas os estragos já estavam feitos. Florian Lipowitz (Red Bull - BORA -  Hansgrohe) e Kévin Vauquelin (INEOS Grandiers) também atacaram, passaram Alaphilippe e entraram na última subida ao Malhão do dia na frente. 

Só que atrás vinha mais gente com fortes pretensões: João Almeida voltou a atacar e partiu novamente o grupo, sem, no entanto, conseguir descolar Ayuso e Paul Seixas, além de Oscar Onley (INEOS Grenadiers), Matthew Riccitello (Decathlon CMA CGM Team) e Thomas Gloag (Pinarello-Q36.5 Pro Cycling Team). 

Riccitello tentou ajudar Seixas, Onley também se mostrou forte, mas nada nesta tarde de sol do Malhão vergou Juan Ayuso: o espanhol queria a redenção em Portugal e conseguiu-a, depois de uma semana em que foi mais forte do que a concorrência. A Camisola Amarela - Turismo do Algarve é dele, assim como o triunfo na etapa.

“Estou muito contente por conseguir esta vitória na minha primeira corrida com a Lidl-Trek. Os adversários tornaram a corrida muito difícil, mas a equipa respondeu bem. Estou muito orgulhoso de pertencer a esta equipa e poder oferecer a equipa aos meus colegas”, afirmou Ayuso, antes dos elogios ao Algarve. 

“Foi um prazer correr em Portugal, gostei muito da corrida, a receção foi muito boa. Estou muito contente por ter começado a minha temporada aqui”


Paul Seixas bem tentou, mas o prodígio de 19 anos sai de Portugal no segundo lugar da Classificação Geral. No entanto, é dele a Camisola Branca - IPDJ, da Juventude. João Almeida foi terceiro à Geral.

Na classificação dos Pontos, Paul Magnier (Soudal Quick-Step) fica com a Camisola Verde - Crédito Agrícola, enquanto na Montanha, foi Tomás Contte (Aviludo - Louletano - Loulé) a fechar a Camisola Azul - Save Water. 

Cai o pano na 52.ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta. Depois do triunfo de Jonas Vingegaard há um ano, mais um grande nome do ciclismo mundial entra na galeria dos vencedores da Algarvia: num dia de festa no Malhão, foi Juan Ayuso a sair por cima.

Créditos fotos: Rodrigo Rodrigues e Igor Martins / FPC

 

2026-02-22 - 18:52:36

 


 

Voltar