José Sousa festeja em Resende, mas Luís Mendonça mantém liderança



José Sousa festeja em Resende, mas Luís Mendonça mantém liderança

José Sousa (Kelly-Simoldes-UDO) foi o mais rápido na quarta etapa da Grande Prémio Douro Internacional. O jovem ciclista luso terminou a tirada com partida e chegada em Resende, num total de 142,7 quilómetros, em 3h39m30s, à frente de Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e de Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), que manteve a camisola amarela.

Antes do início, a penúltima etapa do GP Douro Internacional teve um minuto de silêncio em memória de Gino Mader, ciclista suíço que faleceu na sequência de um acidente na Volta à Suíça. Os 76 ciclistas ainda em prova arrancaram pouco depois para mais uma etapa de perfil montanhoso e as primeiras movimentações surgiram logo aos 14 quilómetros, altura em que 13 ciclistas se isolaram e ganharam 20 segundos ao pelotão.

O grupo de 13 fugitivos foi aumentando a vantagem, que já era de 2.20 minutos ao quilómetro 57, e passou a ser de 14 ciclistas com 71 quilómetros percorridos - Vicente De Mateos (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) atacou e conseguiu juntar-se à fuga. Com o passar dos quilómetros, a vantagem começou a diminuir, com o pelotão liderado pela Glassdrive-Q8-Anicolor a reduzir distâncias, e, ao quilómetro 84, Hugo Nunes e César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) aumentaram para 16 o número de ciclistas escapados na frente da corrida.

Na primeira passagem pela meta, aos 111 quilómetros, o grupo de fugitivos, que seguia com dois minutos de vantagem, começou a desintegrar-se e César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) assumiu a dianteira. Já dentro dos últimos 10 quilómetros, José Sousa (Kelly-Simoldes-UDO) destacou-se do grupo de fugitivos e ganhou uma vantagem de 25 segundos, que se mantinha a dois quilómetros da chegada. O jovem ciclista luso aguentou mesmo isolado até à meta, que cortou na primeira posição, com 17 segundos de vantagem sobre Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), que chegaram num grupo de 14 ciclistas.


Na classificação geral, Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), que beneficiou de uma bonificação de quatro segundos devido ao terceiro lugar na etapa, tem agora 21 segundos de vantagem sobre Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e 26 sobre Joaquim Silva (Efapel), que terminou na sexta posição. O ciclista da Glassdrive-Q8-Anicolor manteve também a liderança nos pontos.

Na montanha, apesar das vitórias de António Carvalho e de André Ramalho nos prémios do dia, Jesus Del Pino manteve a liderança, com 16 pontos, sendo também o líder das metas volantes. Nas restantes categorias, Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) é o melhor jovem, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) segue no topo nas metas autarquias e nos sprints especiais, André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) destaca-se nos pontos quentes e Javier Moreno (Fonte Nova-Felgueiras) é o melhor ciclista amador. Na geral das equipas, a Glassdrive-Q8-Anicolor continua a liderar, tendo agora uma vantagem de 30 segundos sobre a Efapel.

A prova chega ao fim este domingo, com a quinta e última etapa, que será disputada em Lamego. O percurso sofreu alterações em relação ao plano inicial, anunciou a organização esta sexta-feira, com a etapa a ser encurtada, terminando à primeira passagem pela linha de chegada, ao quilómetro 144,4. O arranque será às 12h, na Avenida Dr. Alfredo Sousa, e a chegada, que será no mesmo local, está prevista para as 15h35.


Fotografias: Miguel Pereira/Global Imagens

 

2023-06-17 - 16:06:44

 


 

Voltar