
João Silva vence o Grande Prémio de Mortágua - Pedro Silva
João Silva (Óbidos Cycling Team) venceu este domingo o 23.º Grande Prémio de Mortágua - Pedro Silva, uma das provas de um dia mais emblemáticas do calendário nacional, organizada pelo Velo Clube do Centro em homenagem ao seu fundador e antigo ciclista profissional, Pedro Silva.
A corrida, com partida junto à Câmara Municipal de Mortágua, contou com um pelotão de 86 corredores e percorreu 144 quilómetros exigentes, distribuídos por três voltas a um circuito integralmente disputado no concelho de Mortágua. Com passagens seletivas pela Felgueira e prémios intermédios de montanha, metas volantes e Prémio Pedro Silva, a prova voltou a demonstrar a sua dureza: apenas 38 ciclistas terminaram.
O desfecho da corrida foi decidido num sprint entre um grupo restrito. João Silva impôs-se com autoridade, cortando a meta com o tempo de 3h35m02s, à frente de João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e do colombiano Adrián Bustamante (GI Group Holding-Simoldes-UDO), que terminaram com o mesmo tempo do vencedor.

A corrida foi muito animada desde os quilómetros iniciais, com várias movimentações a provocar cortes no pelotão. O grupo da frente consolidou-se durante a última volta, sendo reduzido à medida que se intensificavam os ataques e o ritmo aumentava nas subidas. No sprint final, João Silva revelou-se o mais forte.
Além da vitória na geral, o Óbidos Cycling Team conseguiu ainda colocar Kieran Gordge no sexto lugar da etapa e venceu a camisola da juventude. Adrián Bustamantefoi o grande dominador das classificações intermédias, arrecadando as camisolas da montanha e das metas volantes. A Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados destacou-se no Prémio Pedro Silva, com Angel Sánchez a conquistar essa classificação.
A vitória coletiva coube à formação da GI Group Holding-Simoldes-UDO, que terminou com quase cinco minutos de vantagem sobre a AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense.
Fotografia: Ciclismo +TV
2025-07-28 - 16:23:34