João Matias mais rápido na chegada a Castelo Branco



João Matias mais rápido na chegada a Castelo Branco

João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) conquistou hoje a segunda etapa da Volta a Portugal Continente, uma viagem de 181,5 quilómetros, que ligou Badajoz a Castelo Branco, onde o sprint voltou a ser perturbado por uma queda na fase final da tirada. Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) conserva a camisola amarela.

A corrida começou em Espanha, mas a primeira fuga deu-se em território nacional, ao quilómetro 6,5. Edwin Torres (Java Kiwi Atlantico), Asier Etxeberria (Euskaltel-Euskadi) e Fábio Oliveira (ABTF-Feirense) saltaram para o protagonismo. Não demorou muito até terem a companhia de Francisco Marques (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar), para a formação de um quarteto de fugitivos.

A apatia do pelotão e duas quedas coletivas no grupo deram grande margem aos escapados, que rolaram grande parte da etapa com uma vantagem superior a três minutos. A perseguição, movida pela Glassdrive-Q8-Anicolor, com o apoio da BAI Sicasal Petro de Luanda, reduziu a diferença a nada. A 11 quilómetros da meta foi absorvido Asier Etxeberria e o pelotão rolou compacto até Castelo Branco.

Como vem sendo hábito, a chegada a terras albicastrenses, muito técnica, foi palco de quedas e não deu aos sprinters e às suas equipas a serenidade necessária para a preparação de um sprint puro. Por isso, estiveram no lançamento dos metros finais e na discussão da etapa dois homens que se batem pela geral, Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) e Delio Fernández (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel).

No entanto, foi a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados que levou a melhor. António Barbio lançou na perfeição João Matias e o minhoto não se fez rogado, erguendo os braços depois de vencer ao fim de 4h42m21s de prova. O vencedor de ontem, Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling), foi hoje segundo e reforçou o comando na classificação por pontos. Mauricio Moreira voltou a ser terceiro.

Devido à queda que partiu o pelotão ter acontecido no quilómetro final, o grupo mais numeroso foi creditado com o mesmo tempo do vencedor da etapa, mantendo a geral na mesma. Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) segue de amarelo, com nove segundos de vantagem sobre Mauricio Moreira e Oliver Rees (Trinity Racing), com este a continuar na frente da tabela da juventude. A fuga deu a Edwin Torres (Java Kiwi Atlantico) a camisola da montanha. A Glassdrive-Q8-Anicolor mantém-se no topo da geral coletiva.

A terceira etapa, a disputar neste domingo, é uma das jornadas decisivas da competição. Vai ter 159 quilómetros, partindo da Sertã (12h50) para chegar ao alto da Torre, serra da Estrela (17h25). O percurso ondulado contém uma subida de segunda categoria, uma de terceira e outra de quarta antes da escalada da Covilhã para o ponto mais alto de Portugal Continental, subida de categoria especial. No final desta etapa ficaremos a conhecer melhor o real estado de forma e as aspirações dos putativos candidatos à vitória na Volta.

 

2022-08-06 - 17:36:41

 


 

Voltar