
João Macedo ataca para o triunfo em Vieira do Minho
João Macedo (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) conquistou hoje a 30.ª edição do Grande Prémio do Minho, graças a um ataque de longe que também lhe valeu a vitória na terceira e última etapa, com partida e chegada em Vieira do Minho.
Apesar de a etapa de ontem ser, no papel, a mais difícil, foi a tirada deste domingo que provocou maiores diferenças. João Macedo iniciou a viagem de 89,4 quilómetros no 12.º lugar da geral, a 38 segundos da camisola amarela, que era pertença de Pedro Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact).
O atraso não desmoralizou João Macedo, que aproveitou a passagem na única montanha do dia para se isolar na companhia de Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola). O duo pedalou alguns quilómetros em conjunto, mas João Macedo queria mais, atacando para vencer em solitário.
O corredor da formação bombarralense cortou a meta com 2h22m00s, menos 1m26s do que Diogo Barbosa (Vito/Feirense/BlackJack) e 1m27s do que Francisco Pereira (Maia Formação), segundo e terceiro, respetivamente. O camisola amarela à partida chegou no principal pelotão, a 2m08s do vencedor.
Ainda júnior de primeiro ano, João Macedo terminou a competição no topo da classificação geral. Pedro Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi segundo, a 1m13s, e Diogo Barbosa fechou o pódio, a 1m26s de Macedo.
João Macedo também também ganhou a classificação da juventude e o anterior camisola amarela teve, como prémio de consolação, a vitória na classificação de filiados na Associação de Ciclismo do Minho. João Afonso (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda) venceu a classificação por pontos e Pedro Andrade (Vito/Feirense/BlackJack) foi coroado rei dos trepadores.
A Vito/Feirense/BlackJack conquistou a classificação por equipas.
Classificações completas: Clique Aqui
2018-07-08 - 15:15:00