João Almeida vence 16.ª etapa do Giro



João Almeida vence 16.ª etapa do Giro

João Almeida foi o mais rápido da 16.ª etapa do Giro d'Italia, esta terça-feira, e ascendeu ao segundo lugar da classificação geral da prova. O ciclista português manteve a camisola branca e comprovou que é um forte candidato a conquistar a camisola rosa.

O português atacou a 5,8 quilómetros da chegada e bateu-se numa corrida a dois com Geraint Thomas nos últimos três quilómetros, tendo conseguido impor-se no sprint final e terminado a etapa em 5h53m27. O pódio ficou completo com Thomas, que ficou com o mesmo tempo de João Almeida, e Primoz Roglic, que ficou a 25 segundos.

Nas contas da classificação geral, João Almeida sobe à segunda posição, ficando a 18 segundos do novo líder Geraint Thomas. Já Primoz Roglic manteve a terceira posição, ficando agora a 29 segundos do atual camisola rosa.

“Estou muito feliz, é um sonho tornado realidade. Depois de quatro anos em que estive tão perto e tão longe ao mesmo tempo, consegui finalmente e estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever”, começou por referir o ciclista português no final da prova.

“Foi um dia muito difícil, talvez o mais difícil até agora. No final, sentia-me bem e arrisquei. Se não arriscares nunca vais saber. Eu arrisquei e consegui. Estou muito feliz. (...) Eu quero sempre mais. Se me sentir bem, vou atacar e se não atacar é porque não me estou a sentir bem, mas vou dar sempre tudo até ao fim”, concluiu.

João Almeida tornou-se assim no terceiro português a vencer uma etapa no Giro d'Italia, depois de Acácio da Silva (venceu duas etapas em 1985, duas em 1986 e uma em 1989) e Rúben Guerreiro (venceu uma etapa em 2020).

 

2023-05-23 - 16:42:14

 


 

Voltar