João Almeida faz história depois de uma Vuelta que escapou por pouco



João Almeida faz história depois de uma Vuelta que escapou por pouco

João Almeida igualou, este domingo, o melhor resultado de um português numa grande Volta. O corredor da UAE Team Emirates terminou a Vuelta no 2.º lugar, atrás de Jonas Vingegaard, e alcançou o mesmo registo que o imortal Joaquim Agostinho.

Aquele que é o primeiro português a terminar as três grandes Voltas entre os quatro primeiros continua a pintar de ouro o ciclismo português.

Depois do 4.º lugar na Volta a Espanha em 2022, do 3.º posto no Giro em 2023 e da 4.ª posição no Tour de 2024, João Almeida escreve mais uma página histórica no ciclismo nacional. Aos 27 anos, o corredor de A-dos-Francos replicou o feito de Agostinho que, em 1974, também tinha sido vice-campeão na Volta a Espanha.

"Podemos orgulhar-nos da nossa corrida. Saímos da Vuelta com muito sucesso e fizemos o que pudemos. Foi uma Vuelta estranha, porque as etapas decisivas que esperávamos que decidissem a corrida acabaram por não ser tão decisivas", afirmou no final da prova em Madrid.

Presente na capital espanhola esteve também o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo. Cândido Barbosa destacou o "feito incrível" de Almeida.

"Igualar o resultado de Joaquim Agostinho 50 anos depois é um feito incrível para o ciclismo português. É um exemplo de determinação e cada vez mais um exemplo para os nossos jovens", apontou.

O líder federativo não esqueceu também a prestação de Ivo Oliveira, companheiro de equipa de João Almeida na UAE Team Emirates.

"Foi um dos corredores que se entregou à equipa de corpo e alma. Trabalhou de forma incansável e, mesmo assim, acabou por fazer um brilharete no contrarrelógio", concluiu. Recorde-se que Ivo Oliveira foi 5.º no contrarrelógio individual de Valladolid na 18.ª etapa da Vuelta.

 

2025-09-15 - 01:18:23

 


 

Voltar