João Almeida entre os melhores na etapa-rainha do Giro



João Almeida entre os melhores na etapa-rainha do Giro

O português João Almeida (Deceuninck-Quick-Step) foi hoje o sétimo classificado na etapa-rainha da Volta a Itália, uma maratona de 207 quilómetros, entre Pinzolo e Laghi de Cancano, com passagem pelo Stelvio.

Os 24,8 quilómetros de subida no colosso Stelvio, até aos 2700 metros de altitude, foram determinantes para a história da etapa e da Volta. A Ineos Grenadier e a Team Sunweb impuseram um ritmo infernal, deixando todos os rivais desamparados.

João Almeida descolou no Stelvio, mas não perdeu o sangue-frio, colocou o próprio ritmo, limitou as perdas e cortou a meta no sétimo lugar, a 4m51s do vencedor do dia, o australiano Jai Hindleyn (Team Sunweb).

O novo camisola rosa é o holandês Wilco Kelderman (Team Sunweb), com 12 segundos de vantagem sobre Jai Hindley e 15 segundos de margem para Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers). João Almeida baixou à quinta posição, a 2m16s do comandante.

O corredor português terminou hoje um ciclo de 15 dias com a camisola rosa. Na estreia em grandes voltas, João Almeida passa a ser o terceiro ciclista em atividade com mais dias de rosa no Giro, apenas suplantado por Vincenzo Nibali e Tom Dumoulin.

O outro português do Giro, Rúben Guerreiro, terminou esta 18.ª etapa com razões para sorrir. O corredor da EF Education First esteve na fuga que vigorou até ao Stelvio e assegurou, matematicamente, a conquista da camisola azul, símbolo de rei dos trepadores. Resta-lhe chegar a Milão, no domingo.

Foto: Deceuninck-Quick-Step/Getty Sport

 

2020-10-22 - 16:01:25

 


 

Voltar