
João Almeida brilha na Vuelta e vence mítica etapa no Angliru
João Almeida (UAE Emirates) venceu esta sexta-feira a 13.ª etapa da Volta a Espanha. O português conquistou o lendário Alto de L'Angliru, à frente do dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a bike) que segurou a liderança.
Almeida mantém o segundo lugar da classificação geral mas encurtou a distância para Vingegaard que é agora de 46 segundos.
“Agradeço aos meus colegas, foram essenciais hoje e fizeram uma etapa fantástica. Pus o meu ritmo e fiz o melhor que pude”, comentou o corredor português que considerou a vitória “fantástica” naquela que considera a “subida mais dura do mundo”.
Foi o segundo triunfo de João Almeida em grandes Voltas depois da vitória numa etapa da Volta a Itália em 2023. Está a ser um ano de sonho para o atleta de A-dos-Francos que venceu também uma etapa no Paris-Nice, duas e a geral final da Volta ao País Basco, a Volta à Romandia, e três tiradas e geral da Volta à Suíça.
João Almeida tornou-se hoje no nono português a vencer uma etapa na Vuelta. O último tinha sido Rui Costa há dois anos. Nelson Oliveira, Sérgio Paulinho, Joaquim Agostinho (por três vezes), João Lourenço e João Rebelo (dois triunfos cada), Alves Barbosa e José Sousa Cardoso são outros nomes lusos com palmarés na Volta a Espanha.
Este sábado realiza-se a 14.ª etapa, entre Avilés e o Alto de La Farrapona, na extensão de 135,9 quilómetros, com duas contagens de montanha de primeira categoria, a última a coincidir com a meta.
Terá João Almeida nova oportunidade para agarrar com unhas e dentes?
2025-09-05 - 18:33:13