Informações sobre as medidas do estado de calamidade



Informações sobre as medidas do estado de calamidade

O estado de calamidade, que, a partir de hoje substitui o estado de emergência, introduz novidades na prática da atividade física e do desporto, iniciando o processo de desconfinamento. É, no entanto, um período em que todas as precauções em defesa da saúde pública devem continuar a ser observadas.

A partir de 4 de maio os treinos na via pública deixam de estar restritos aos ciclistas profissionais e àqueles que possuem o estatuto de atleta de alto rendimento. Todos os praticantes podem treinar na via pública, sem limitações de tempo e de distância.

Apesar de ser um tempo de desconfinamento, o departamento clínico da Federação Portuguesa de Ciclismo entende que deve prevalecer o princípio da prevenção e da defesa da saúde pública. Nesse sentido, recomenda fortemente que os treinos, a prática de atividade física de lazer e a utilização da bicicleta como meio de transporte devem ocorrer de forma individual.

No entanto, o decreto que regula o estado de calamidade permite treinos coletivos em contexto de equipas de competição e de formação, com grupos no máximo de cinco corredores. Se o grupo tiver mais de cinco ciclistas deve ser dividido em subgrupos, mantendo-se uma distância mínima de 20 metros entre cada subgrupo.

Quando se pratica atividade física de lazer ou se usa a bicicleta como meio de transporte, podem juntar-se dois ciclistas no máximo. Neste caso há que respeitar as normas de segurança sanitária. Chama-se a atenção para a necessidade de distanciamento mínimo de dois metros entre cidadãos, para atividades que se realizem lado-a-lado, ou de quatro metros, para atividades em fila.

Estas informações não dispensam a leitura dos vários documentos produzidos pela Federação Portuguesa de Ciclismo, especialmente as recomendações para reintrodução da atividade física e treino, texto divulgado hoje, já atualizado com direitos e deveres inerentes ao estado de calamidade. Os documentos podem ser consultados AQUI

 

2020-05-04 - 11:34:49

 


 

Voltar