Ilya Savekin vence 1.ª Taça de Portugal de Esperanças
Ilya Savekin (Technosylva Maglia Bembibre Cycling Team) venceu a primeira prova pontuável da Taça de Portugal de Esperanças, em Vila Velha de Ródão.
Março começa e, com ele, arranca a Taça de Portugal de Esperanças. Ao longo deste fim de semana, a Beira Baixa recebe os corredores das equipas Sub-23 e juniores, para as duas primeiras provas pontuáveis da competição.
Este sábado, as pedaladas foram dadas em Vila Velha de Ródão, num percurso exigente de 91 quilómetros, com um desnível acumulado superior a 1300 metros. O traçado técnico e desafiador atravessou as deslumbrantes paisagens do interior de Portugal, proporcionando um espetáculo emocionante de ciclismo.
No arranque da prova, 83 corredores de 11 equipas, incluindo uma formação espanhola, alinharam à partida, junto ao Estádio Municipal. O pelotão lançava-se à estrada num dia marcado pelo frio, fator que poderia influenciar a performance dos atletas.
Desde cedo, começaram as movimentações. Francisco Cordeiro (Earth Consulters/Maia/Frutas Monte Cristo) e Dinis Martins (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foram os primeiros protagonistas do dia, atacando perante um pelotão que se fracionou por completo logo na primeira dificuldade do percurso.
Rodrigo Alves (JDL/Terauto) havia de juntar-se a Francisco Cordeiro lançando novo ataque que animou a corrida nos primeiros quilómetros. No entanto, o pelotão manteve um ritmo forte e acabou por absorvê-los antes do quilómetro 21, momento em que o grupo voltava a rolar compacto.
Com 50 quilómetros percorridos, surgiu uma movimentação que mudaria por completo o rumo da prova. Os russos Grigorii Skorniakov e Ilya Savekin, ambos da Technosylva Maglia Bembibre Cycling Team, decidiram atacar em conjunto, e destacaram-se do pelotão. Com um entendimento perfeito, foram ganhando terreno de forma progressiva, e ao quilómetro 61, a vantagem já ultrapassava os 3 minutos.
O pelotão, já bastante reduzido por esta altura, tentava reagir, mas a vantagem dos líderes mostrava-se difícil de anular. A distância até à meta diminuía, mas a vantagem dos fugitivos mantinha-se inalterada. O pelotão, incapaz de reduzir a diferença, chegaria completamente fragmentado a Vila Velha de Ródão.
O duo da Technosylva Maglia Bembibre Cycling Team cruzou a linha de chegada após 2h19m56s, com Ilya Savekin a conquistar o triunfo. Grigorii Skorniakov terminava na segunda posição, 4 segundos depois. A fechar o pódio, outro corredor da formação espanhola, o luso Gabriel Batista, cortava a meta já a 3m41s do vencedor. Tomás Gaspar (Porminho Team Sub-23) e Pau Vidal (Óbidos Cycling Team) completavam o top 5 da jornada.
Por equipas, a Technosylva Maglia Bembibre Cycling Team impôs-se como a mais forte, conquistando a vitória coletiva, seguida da Óbidos Cycling Team e da Porminho Team Sub-23.
Entre os juniores, o melhor classificado foi Francisco Massa (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), seguido de Davi Alves (Stª Maria Feira/Moreira/Bolflex/E.Leclerc) e Bruno Silva (Landeiro / KTM / Matias&Araújo). No ranking da Taça de Portugal, tanto a classificação individual como a coletiva refletem os resultados desta jornada, com Ilya Savekin e a sua equipa a assumirem a liderança.
A Taça de Portugal de Esperanças continua já este domingo, com a segunda prova pontuável na Sertã, onde os corredores terão pela frente 88,3 quilómetros de muita exigência e espetáculo.
2025-03-01 - 16:31:05