Gustavo César Veloso vence na Senhora da Graça



Gustavo César Veloso vence na Senhora da Graça

O galego Gustavo César Veloso (W52-FC Porto) ganhou hoje e quarta etapa da Volta a Portugal, 191,9 quilómetros entre Bragança e o alto da Senhora da Graça, e confirmou ser o grande candidato a vencer a corrida pelo terceiro ano consecutivo. Rui Vinhas (W52-FC Porto) segurou a camisola amarela.

Joni Brandão (Efapel) assumiu corajosamente o papel de pretendente à vitória, atacando logo no sopé da subida de 8,2 quilómetros até ao cimo do Monte Farinha. Foi um ataque demolidor, que deixou a nu a fragilidade de grande parte do pelotão, mas que não colocou em causa Gustavo César Veloso.

O contrarrelogista galego nunca perdeu a roda do trepador português. Apenas consentiu que Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), que se juntara à cabeça de corrida, partisse em solitário.

No quilómetro final, Gustavo César Veloso escolheu o momento que quis para deixar Joni Brandão para trás e para ultrapassar Daniel Silva, acabando por vencer em solitário. Terminou com 5 segundos de vantagem sobre Daniel Silva e com 12 à melhor sobre Joni Brandão.

"Sabia que o Joni tinha de atacar. Quando ele arrancou não hesitei, fui para a roda para não lhe dar um metro. A meio da subida, para o pôr nervoso, ainda ataquei. No último quilómetro calculei e melhor altura para ganhar a etapa sem prejudicar o Rui Vinhas", contou o vencedor da tirada.

A W52-FC Porto deixou a corrida praticamente sentenciada. O poderio portista foi tal que, enquanto César Veloso estava na dianteira, os colegas de equipas aceleravam atrás, arruinando as expectativas de grande parte dos ciclistas que seguiam no grupo perseguidor, "descarregando-os". A W52-FC Porto colocou três homens nos cinco primeiros da tirada, e ficou com os dois primeiros da geral.

Rui Vinhas comanda com 2m48s sobre Gustavo César Veloso e com 3m04s relativamente ao melhor adversário, Joni Brandão.

"O nosso líder respondeu bem ao Joni Brandão. Fiquei com o António Carvalho e com o Raul Alarcón mais atrás. Foi uma boa aposta, uma vez que o Gustavo dá-nos mais garantias no contrarrelógio", considera o dono da camisola amarela.

Gustavo César Veloso comanda por pontos e a Rádio Poopular-Boavista lidera duas classificações, César Fonte é o melhor trepador e Victor Etxeberria é o melhor jovem. A W52-FC Porto está à frente por equipas.

A quinta etapa, a disputar nesta segunda-feira, vai levar a caravana desde Lamego até Viseu, ao longo de 153,2 quilómetros. Os corredores vão trepar a serra de S. Macário, uma das maiores dificuldades desta edição da Volta, mas o topo da montanha dista 60,7 quilómetros da chegada, pelo que poderá desincentivar qualquer movimentação entre os mais bem colocados.

Classificações
4.ª Etapa: Bragança - Senhora da Graça, 191,9 km
1.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), 5h12m24s
2.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a 5s
3.º Joni Brandão (Efapel), a 12s
4.º Raul Alarcón (W52-FC Porto), a 34s
5.º Rui Vinhas (W52-FC Porto), mt
6.º Henrique Casimiro (Efapel), mt
7.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), mt
8.º João Benta (Louletano-Hospital de Loulé), a 37s
9.º António Carvalho (W52-FC Porto), a 46s
10.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a 1m02s

Geral Individual
1.º Rui Vinhas (W52-FC Porto), 17h42m58s
2.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), a 2m48s
3.º Joni Brandão (Efapel), a 3m04s
4.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a 3m05s
5.º João Benta (Louletano-Hospital de Loulé), a 3m43s
6.º Raul Alarcón (W52-FC Porto), a 3m45s
7.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 3m46s
8.º Henrique Casimiro (Efapel), a 3m49s
9.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a 3m56s
10.º António Carvalho (W52-FC Porto), a 3m57s

Classificação Completa: Clique Aqui

(em atualização)

 

2016-07-31 - 18:36:31

 


 

Voltar