Guilherme Lino ganha em Penafiel e comanda a Taça
Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) é o novo comandante da Taça de Portugal de Juniores, depois de hoje ter vencido, em Penafiel, a terceira prova pontuável.
A corrida de 90,3 quilómetros, com final junto à sede da ADRAP, na freguesia de Galegos, começou a definir-se bem cedo. Antes do quilómetro dez já um grupo com mais de dezena e meia de corredores pedalava em fuga.
Apesar de muitos desses elementos acabarem por não aguentar a pedalada na frente, esta fuga foi o passaporte para o sucesso na penúltima ronda da Taça de Portugal. Os quatro mais resistentes mantiveram-se em cabeça de corrida e discutiram a vitória na corrida.
Guilherme Lino aproveitou a dureza da parte final, com o empedrado ainda a dificultar mais a vida aos ciclistas para se impor com 2h14m40s (média: 40,233 km/h). O segundo foi outro corredor da equipa de Roriz, Paulo Fernandes, a 4 segundos. Seguiram-se Guilherme Mestre (Willebord Wil Vooruit), a 10 segundos, e Ricardo Caria (ABTF Betão/Bairrada), a 18.
Foi o resultado perfeito para Guilherme Lino, que, assim, passou a suceder ao colega de equipa Gonçalo Rodrigues no topo da Taça de Portugal de Juniores. A Landeiro/KTM/Matias & Araújo domina a geral individual. Guilherme Lino soma 151 pontos, mais 19 do que Gonçalo Rodrigues. O terceiro, com 127, é Daniel Moreira (Willebord Wil Vooruit). Há, no entanto, ainda nove corredores que, matematicamente, podem aspirar à conquista da Taça.
A Landeiro/KTM/Matias & Araújo, melhor equipa na prova de Penafiel, ocupa também o primeiro lugar na geral coletiva da Taça. Tem 70 pontos, mais dez do que a ABTF Betão/Bairrada).
A Taça de Portugal decide-se, neste domingo, em Barcelos. O GP HM Motor é a quarta e última prova pontuável. Começa no Estádio Cidade de Barcelos, às 14h00, e termina, depois de percorridos 115,5 quilómetros, no alto do Monte de Nossa Senhora da Franqueira, também em terras barcelenses, cerca das 17h00.
2024-05-18 - 18:37:54