Francisco Peñuela foi o mais rápido em Paredes



Francisco Peñuela foi o mais rápido em Paredes

Francisco Peñuela foi o mais rápido na chegada a Paredes e ofereceu a primeira vitória à Rádio Popular-Paredes-Boavista na presente edição da Volta a Portugal. Na luta pela geral, entre Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) e Colin Stüssi (Team Vorarlberg), ficou tudo na mesma.

A correr em casa, a Rádio Popular-Paredes-Boavista pôde festejar graças ao jovem venezuelano de 23 anos, que teve sangue frio para atacar no momento certo nos últimos metros da sétima etapa da Volta a Portugal. A ligação de 160,4 quilómetros, entre Felgueiras e Paredes, ficou marcada por muitas tentativas de fuga, mas nenhuma vingou e o triunfo acabou discutido ao sprint.

A primeira fuga a ganhar alguma vantagem foi de um grupo de 19 corredores, ao fim de 41 quilómetros, mas não foi duradoura. O desfecho, de resto, foi idêntico para as sucessivas tentativas de fuga que foram acontecendo ao longo de toda a etapa, com vários ciclistas a ganharem ligeiras vantagens que não tardavam em ser anuladas pelo pelotão.


Já dentro dos últimos quilómetros, destacou-se um grupo de cinco corredores, porém, também foram alcançados, a três quilómetros da meta. Num final animado, Miguel Salgueiro tentou surpreender a 1,5 quilómetros, mas também foi apanhado e, quando parecia que Abner González (Efapel Cycling) podia festejar, surgiu um ataque muito forte de Peñuela para a vitória. O pódio da etapa ficou completo com Tiago Antunes (Efapel Cycling) e Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

Na luta pela camisola amarela, Afonso Eulálio segue líder e manteve a diferença de 21 segundos para Colin Stüssi. Por outro lado, o terceiro lugar pertence agora a Mikel Bizkarra (Euskaltel-Euskadi), a 55 segundos, depois de Jon Agirre (Equipo Kern Pharma) ter tido uma etapa atribulada, com uma queda e um problema mecânico, que o atirou para fora dos dez primeiros.

Nas restantes classificações, tudo na mesma, com Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) a liderar nos pontos, Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi) na montanha e Jaume Guardeño (Caja Rural-Seguros RGA) na juventude. A Euskaltel-Euskadi comanda a geral por equipas.

Esta sexta-feira, Fafe recebe a chegada da etapa número oito, que parte de Viana do Castelo e percorre 182,4 quilómetros, a mais longa da competição. O percurso ondulado tanto pode favorecer fugitivos audazes, como premiar velocistas com capacidade de passar pequenas montanhas.


Fotografia: Nuno Veiga / Lusa

 

2024-08-01 - 17:07:32

 


 

Voltar