Francisco Cardoso conquista terceira prova da Taça de Portugal de Juniores



Francisco Cardoso conquista terceira prova da Taça de Portugal de Juniores

Francisco Cardoso (Academia Efapel de Ciclismo) venceu hoje, em Penafiel, a terceira prova da Taça de Portugal de Juniores, integrada no Prémio Cidade de Penafiel. O corredor superou o colega de equipa, Rodrigo Jesus, que terminou na segunda posição, com o mesmo tempo, e assim reforçou a liderança da Taça de Portugal para a categoria de Sub-19.

Depois das duas primeiras provas disputadas em Odemira, o pelotão voltou à estrada, desta vez em território nortenho, para enfrentar um percurso que prometia testar a resistência e a capacidade tática dos jovens corredores. A jornada decorreu no concelho de Penafiel, região com forte tradição ciclística e que voltou a acolher a Taça de Portugal. 


Os 87 corredores que alinharam à partida saíram do Campo da Feira de Penafiel, para 90,6 quilómetros de um traçado exigente. O início ficou marcado por um ritmo elevado e alguns incidentes, que acabaram por obrigar à neutralização da corrida, aos 30 quilómetros, devido à indisponibilidade momentânea de assistência médica. A situação seria regularizada após alguns minutos de interrupção e os corredores regressariam à estrada, num dia também condicionado pela chuva, que tornou ainda mais exigentes as condições de corrida.

Foi apenas na segunda metade da prova, aos 60 quilómetros, que Rodrigo Jesus e Francisco Cardoso conseguiram destacar-se. Cerca de dez quilómetros depois, formava-se um grupo intermédio, com uma dezena de corredores, que acabou por fazer a ponte para a frente da corrida.

O grupo, com uma dúzia de ciclistas, assumiu o comando da prova e chegou a dispor de 1 minuto de vantagem sobre o pelotão. Começava a perceber-se que a discussão da vitória estava reservada a este grupo.

Na chegada a Galegos, Francisco Cardoso viria a revelar-se o mais forte, vencendo a terceira prova da Taça de Portugal de Juniores, com o registo de 02h19m50s.


Rodrigo Jesus terminou na segunda posição, com o mesmo tempo e Simão Pedrosa (Tensai / Sambiental / Santa Marta) completou o pódio da jornada, a quatro segundos do vencedor.

Com estes resultados, Rodrigo Jesus reforçou a liderança da Taça de Portugal de Juniores, somando agora 185 pontos, seguido pelo seu colega de equipa e vencedor do dia, Francisco Cardoso, com 165 pontos. No terceiro lugar do ranking está Yoav Lewin (Picusa Academy), que mantém esta posição, com 115 pontos. 

A Taça de Portugal de Juniores continua já amanhã, dia 3 de maio, com a realização da quarta prova pontuável, em Fafe. O percurso terá no total 85 quilómetros, com partida e chegada na Praça 25 de Abril, estando o início agendado para as 10h25 e o final previsto para as 12h44.



Créditos Fotos: Marcelo Lopes / FPC

 

2026-05-02 - 19:48:55

 


 

Voltar