Figueira Champions Classic está de regresso no próximo sábado



Figueira Champions Classic está de regresso no próximo sábado

A 4.ª edição da Figueira Champions Classic / Casino Figueira está de regresso à Figueira da Foz, no dia 14, próximo sábado, para bater o recorde de participação de equipas, num total de 24, algumas delas as melhores do mundo. No dia seguinte à clássica internacional UCI ProSeries vão para a estrada os amadores, para participar no Granfondo Champions Day, havendo atividades também para os mais novos, com o Kids Day.

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, o Município da Figueira da Foz recebe mais uma edição da Figueira Champions Classic, sendo sábado o dia da clássica internacional, que pela primeira vez terá um pelotão com 24 equipas, para percorrer os 192,7 quilómetros de um trajeto que não apresenta alterações face a ano anterior e que vai atravessar as 17 freguesias do concelho.

O tiro de partida será dado junto à Torre do Relógio, na Avenida 25 de Abril, pelas 11H45, com um pelotão onde figuram oito conjuntos World Tour - com a estreia da Red Bull-BORA-hansgrohe e da Lotto-Intermarché na Figueira da Foz -, sete Continental Pro e as nove equipas Continentais portuguesas. A chegada está prevista para cerca das 17H00, no mesmo local (Torre do Relógio). 

O percurso “rompe-pernas”, bastante seletivo e técnico, além de emoção vai trazer a beleza das paisagens da Figueira da Foz, sobretudo a zona costeira, assim como inclinações na ordem dos 17% a 20%. Contudo, todas as decisões ficam guardadas para a dureza do circuito final, onde tudo pode acontecer. É aqui que chega a montanha de 1.ª categoria na ascensão à “Rua do Parque Florestal” (2,1 quilómetros), seguida da subida a “Enforca Cães” (0,9 quilómetros, contagem de 2.ª categoria), que o pelotão vai escalar por três vezes, cada uma delas.

Vai haver transmissão em direto da prova, assegurada pelos canais Eurosport e Sport TV.

Já no domingo de Carnaval chegam os eventos para os amadores, com o Granfondo Champions Day, que começa às 9h30 e apresenta duas distâncias: uma mais longa, o Big Day, que terá 127 quilómetros para os mais destemidos e o Half Day, com 75,3 quilómetros. No mesmo dia vai realizar-se também o Kids Day, para os mais novos. Todas as provas começam junto da Torre do Relógio. 


Mais eventos oficiais
15 de fevereiro: 1.ª Taça Regional XCO ACPorto - Maia (Folgosa)
15 de fevereiro: 1.º Encontro de Escolas BTT ACPorto - Maia (Folgosa)


Créditos foto: Figueira Champions Classic

 

2026-02-10 - 17:32:39

 


 

Voltar