Comunicado sobre o adiamento da Volta a Portugal

A Podium e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) têm mantido, em estreita parceria, um forte empenho na procura de soluções para possibilitar, no contexto da pandemia gerada pela COVID-19, a realização da 82.ª edição da Volta a Portugal Santander nas datas agendadas, ou seja, de 29 de julho a 9 de agosto. Este objetivo comum tem sido desenvolvido respeitando todas as regras impostas pelas autoridades através da implementação de medidas excecionais e temporárias, mantendo tão inalteradas, quanto possível, as múltiplas valências deste grande evento nacional.

Com a evolução da pandemia, nos termos propostos na revisão do plano sanitário e tendo em conta as manifestações públicas e particulares de não autorização da passagem e permanência da Volta a Portugal em Bicicleta por diversos municípios integrantes do percurso da prova, as duas entidades concluíram que não se encontram reunidas, por ora, as condições necessárias para a realização da 82ª Volta a Portugal Santander no mês de Agosto.

A Volta é um incontornável evento nacional e motor desta grande modalidade desportiva que é o ciclismo, por essa razão a Podium e a FPC estão neste momento a equacionar outros cenários e a procurar ativamente encontrar com os seus parceiros uma data alternativa para a realização do evento, ainda em 2020. Tencionamos dar nota dos resultados destas negociações a breve trecho.

Aproveitamos para agradecer a contribuição, envolvimento e entrega de todos os municípios, entidades governamentais, patrocinadores e parceiros, convictos de que encontraremos uma alternativa que permita a realização da Volta em melhores condições de saúde e segurança.

Lisboa, 25 junho 2020.

2020-06-25 - 22:00:48