Caicedo vence etapa rainha e Nych reforça liderança da Volta



Caicedo vence etapa rainha e Nych reforça liderança da Volta

A tão esperada subida à Torre prometia fazer diferenças na geral. E assim foi. Na etapa rainha da 86.ª Volta a Portugal em Bicicleta, Jonathan Klever Caicedo (Petrolike) chegou a parecer estar fora da luta, mas ressurgiu quando ninguém o esperava para coroar o trabalho da fuga e garantir o tão desejado triunfo. Ainda assim, o grande vencedor do dia foi Artem Nych (Anicolor-Tien21), que cimentou a liderança da geral.

A tirada de quase 180 quilómetros teve início no Sabugal, de onde o pelotão partiu rumo à Covilhã, onde, já com mais de 150 quilómetros completados, começava a subida à Torre, contagem de montanha de categoria especial. As movimentações começaram cedo, como tem sido hábito. Ao fim de 20 quilómetros já estava formada a fuga do dia, que ganhou desde logo uma vantagem de um minuto.

Alex Díaz (Caja Rural-Seguros RGA), Jonathan Caicedo (Petrolike), Cade Bickmore (Project Echelon Racing), Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), André Carvalho (Efapel Cycling), Pedro Andrade (Feirense-Beeceler), Gonçalo Amado (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Gaspar Gonçalves (GI Group-Simoldes-UDO), Gonçalo Leaça, Diogo Narciso e Hugo Nunes (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Adam Lewis e Conn McDunphy (Team Skyline) eram os 12 elementos de um grupo que chegou a ter uma vantagem perto dos 10 minutos, permitindo a Gonçalo Leaça assumir temporariamente a liderança virtual da classificação geral.

O grupo de fugitivos, no entanto, foi perdendo tempo e elementos com o aproximar da subida final. Na chegada à Covilhã, a vantagem era de seis minutos e já só resistiam Gonçalo Leaça, Diogo Narciso e Hugo Nunes, com vários elementos a ficarem para trás em posições intermédias ? um ponto que se revelaria decisivo mais à frente. Desses três, rapidamente sobrou apenas Gonçalo Leaça, que encarou a longa subida até à Torre sozinho.


Enquanto Leaça seguia isolado na frente, no pelotão os favoritos iam estando atentos uns aos outros e preparando o melhor momento para um eventual ataque. A primeira movimentação foi de Pedro Silva, mas a primeira cartada da Anicolor-Tien21 não teve resposta. Seguiu-se Alexis Guerin e aqui, sim, Jesus David Peña e Artem Nych seguiram na roda do francês. Apesar da resposta pronta, Nych revelou-se rapidamente o mais forte com novo ataque que deixou Peña, principal rival na luta pela geral, para trás.

A partir daí, a Anicolor-Tien21 teve um trio em boa forma a distanciar-se do grupo de Peña e Byron Munton (Feirense-Beeceler), entre outros dos candidatos à geral. Na frente, Leaça ia resistindo, até que, do nada, ressurgiu Jonathan Klever Caicedo. O equatoriano havia integrado a fuga inicial e tinha perdido terreno na aproximação à Covilhã, ficando em posição intermédia entre a frente e o pelotão. Sem nunca ser alcançado, subiu de forma notável e acabou por ultrapassar Leaça à entrada para o último quilómetro, garantindo o triunfo na etapa rainha desta Volta.

Mais atrás, Nych também se havia destacado e ainda foi a tempo de ultrapassar Leaça, garantindo o segundo lugar, a 33 segundos. Leaça completou o pódio, a 46 segundos, seguido de perto por Guerin, quarto a 47 segundos. Byron Munton fechou o top 5, a 1m27s, enquanto Jesús David Peña foi oitavo, a 1m39s.

Nas contas da geral, Artem Nych passou a ter 40 segundos de vantagem para o colega Alexis Guerin, 1m14s para Peña e 1m15s para Munton. Nos pontos, Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) segue líder, tal como Hugo Nunes na montanha e Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na juventude. Entre as equipas, destaque para a Anicolor-Tien21.

Esta sexta-feira, a oitava etapa parte de Ferreira do Zêzere (13h) rumo a Santarém (17h24), num total de 178,2 quilómetros, marcados por duas contagens de montanha de quarta categoria ? Abrantes (65,6km) e Santarém (144km) ? e três metas volantes. Será um dia para os favoritos recuperarem energias antes da subida ao Alto de Montejunto e do contrarrelógio final.


Fotografias: Rodrigo Rodrigues / Ciclismo +TV

 

2025-08-14 - 18:46:48

 


 

Voltar