
Brady Gilmore surpreende e triunfa ao sprint em Viseu
O australiano Brady Gilmore (Israel Premier-Tech Academy) venceu esta segunda-feira a quinta etapa da 86.ª Volta a Portugal, impondo-se ao sprint na Avenida da Europa, em Viseu. O colombiano Santiago Mesa (Efapel) foi segundo e o português Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) terceiro, todos com o mesmo tempo. Artem Nych (Anicolor-Tien21) manteve a camisola amarela antes do dia de descanso.
A tirada de 155,5 quilómetros ligou Lamego a Viseu e era uma das raras oportunidades para os sprinters nesta edição. O percurso incluiu três contagens de montanha - Bigorne (2.ª cat., km 81,4), Carranqueira (4.ª cat., km 102,6) e Ribafeita (3.ª cat., km 130,9) - todas vencidas por Hugo Nunes (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar), que reforçou a liderança da montanha, além de três metas volantes.
A fuga do dia formou-se apenas ao quilómetro 40, estabilizando com oito corredores: Pedro Silva e Fábio Costa (Anicolor-Tien21), Hugo Nunes, João Medeiros, Gonçalo Leaça e Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar), Gaspar Gonçalves (Gi Group-Simoldes-UDO) e Laurent Gervais (Project Echelon Racing). O grupo foi-se desfazendo na fase final, até que, a 10 quilómetros da meta, Samuel Boardman (Project Echelon Racing) conseguiu chegar à frente e atacou em solitário. O norte-americano ainda resistiu, mas foi alcançado a 5 quilómetros do fim por um pelotão controlado sobretudo pela Israel Academy.

No sprint decisivo, Gilmore, jovem de 24 anos já confirmado na ProTeam da formação israelita em 2026, bateu nomes mais cotados para este tipo de chegada - Santiago Mesa e Iúri Leitão, que completaram o pódio, eram dois dos favoritos -, conquistando a segunda vitória da sua equipa nesta Volta, depois do triunfo de Pau Martí em Fafe.
Na classificação geral, Artem Nych mantém oito segundos de vantagem sobre o sul-africano Byron Munton (Feirense-Beeceler) e 12 sobre o colombiano Jesús Peña (AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense). Alexis Guérin (Anicolor-Tien21), beneficiado pela retirada da penalização sofrida na Senhora da Graça, é quarto, a 26 segundos. Hugo Nunes segue na frente das classificações da montanha e por pontos, Pau Martí mantém a camisola branca da juventude, e a Anicolor-Tien21 lidera coletivamente.
A Volta cumpre esta terça-feira o dia de descanso. A competição regressa na quarta-feira com a sexta etapa, 175,2 quilómetros entre Águeda e Guarda, com final em subida. No horizonte estão ainda duas jornadas decisivas para a geral: a mítica subida à Torre, na Serra da Estrela (14 de agosto), e a escalada à Serra de Montejunto (16 de agosto), antes do contrarrelógio final em Lisboa.
Fotografias: Rodrigo Rodrigues / Ciclismo +TV
2025-08-11 - 18:41:05