Artem Nych vence última etapa e conquista Grande Prémio O Jogo
Artem Nych é o vencedor do Grande Prémio O Jogo/Leilosoc. O ciclista russo da Anicolor-Tien21 atacou nos quilómetros finais e “roubou” a camisola amarela a Afonso Silva (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), que chegou no 10.º lugar e caiu para o segundo lugar da geral.
A derradeira etapa do Grande Prémio O Jogo/Leilosoc, com partida e chegada em Paredes, teve início às 12h. Pela frente, o pelotão de 74 corredores teve um percurso de 162,1 quilómetros.
As tentativas de fuga não tardaram, porém, também não resultaram, com o pelotão a anular todas as movimentações rapidamente. Foi já com 60 quilómetros percorridos que um grupo de 17 fugitivos conseguiu destacar-se e ganhar uma vantagem de 1m10s, que foi crescendo com o passar dos quilómetros.
A vantagem chegou a ser de 2m10s, até que a equipa de Afonso Silva, camisola amarela, tomou as rédeas da perseguição e fez baixar a diferença. Ora, a diferença não só diminuiu como terminou e o pelotão ficou compacto já perto do prémio de montanha do dia.
À entrada para os derradeiros quilómetros, Artem Nych, que entrou na etapa final a 36 segundos, atacou em busca da vitória na geral e foi bem sucedido. Chegou a ter um minuto de vantagem sobre Afonso Silva, que diminui para 34 segundos na linha da meta, suficientes para garantir ao ciclista da Anicolor-Tien21 a vitória na prova, depois de ter sido segundo em 2024, apenas a um segundo.
No fim das contas, Artem Nych terminou na liderança da geral, com um total de 18h14m38s, menos seis segundos que Afonso Silva, segundo classificado, e menos 38 que Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), terceiro.
Fotografia: Ciclismo +TV
2025-04-27 - 16:52:59