Arrábida capital do ciclismo no início de março



Arrábida capital do ciclismo no início de março

A região da Arrábida será a capital do ciclismo português no primeiro fim de semana de março. No sábado, 4, realiza-se o Granfondo da Arrábida, que juntará centenas de participantes. No dia seguinte é a vez de o pelotão de elite se fazer à estrada para a estreia internacional da Clássica da Arrábida, pontuável para o Troféu Liberty Seguros.

A iniciativa resulta de um protocolo, com três anos de vigência, que une a Federação Portuguesa de Ciclismo e as edilidades de Palmela, Sesimbra e Setúbal no objetivo de dinamizar a Arrábida enquanto região privilegiada para a prática de ciclismo, em lazer, em treino e em competição.

O protocolo prevê a identificação e mapeamento de percursos cicláveis e das infraestruturas de apoio aos praticantes, assim como a realização de eventos que projetem, nacional e internacionalmente, a Arrábida.

A Clássica da Arrábida, prova de classe 2 internacional e segundo evento pontuável para o Troféu Liberty Seguros, marca o arranque do protocolo ao nível da alta competição. A corrida vai disputar-se no dia 5 de março, partindo da Avenida Luís Todi, Setúbal, às 11h15, passando por Sesimbra e chegando ao castelo de Palmela, cerca das 15h45, depois de percorridos 186,6 quilómetros.

O percurso é um tradicional “rompe-pernas”, que até começa com relevo suave. No entanto, nos derradeiros 70 quilómetros, os corredores terão de enfrentar cinco prémios de montanha, o último, de segunda categoria, coincidente com a linha de chegada.

A Clássica da Arrábida terá um final espectacular e original. A subida para a meta tem 2,6 quilómetros, os primeiros 1500 metros em terra batida (o famoso “sterrato”) e os derradeiros 1100 metros em empedrado (“pavé”).

Os sprinters levaram a melhor na Prova de Abertura – Região de Aveiro, primeira corrida pontuável para o Troféu Liberty Seguros. A Clássica da Arrábida deverá reequilibrar as contas do Troféu, dando hipótese aos trepadores de aspirarem à classificação geral. De momento, os três primeiros são homens rápidos: Francisco Campos (Miranda/Mortágua), César Martingil (Liberty Seguros/Carglass) e Fábio Silvestre (Sporting-Tavira).

No ano de estreia internacional, a Clássica da Arrábida conseguiu atrair 20 equipas, oriundas de seis países: Bolívia, Espanha, Estados Unidos da América, Noruega, Portugal e Rússia.

O protocolo celebrado entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e os três municípios da Arrábida estabelece que todos os concelhos, entre 2017 e 2019, recebem uma partida e uma chegada da Clássica.

Equipas Participantes na Clássica da Arrábida 2017
Portugal: Efapel, LA Alumínios-Metalusa BlackJack, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira, W52-FC Porto, ACDC Trofa, Jorbi/Team José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Carglass, Maia, Miranda/Mortágua, Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade e Sicasal/Constantinos/Delta Cafés.
Espanha: Burgos BH e Caja Rural-Seguros RGA Sub-23
Estados Unidos da América: Axeon Hagens Berman e Rally Cycling
Bolívia: Equipo Bolivia
Noruega: Team Sparebanken Sor
Rússia: Lokosphinx

Grandonfo da Arrábida
Na véspera de receberem os profissionais do pedal, as estradas da Arrábida vão encher-se de ciclistas amadores, que vão participar no Granfondo da Arrábida. A prova aberta oferece três percursos diferentes, adequados a praticantes com distintos graus de preparação.

O granfondo terá 134 quilómetros e um acumulado de 2000 metros, o mediofondo somará 113 quilómetros e um acumulado de 1600 metros, enquanto o minifondo terá 54 quilómetros e 450 metros de acumulado. Todos os percursos terminam no Castelo de Palmela.

Estão inscritos cerca de 500 participantes para um arranque em força do fim de semana velocipédico na Arrábida.

Legenda da Foto: Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, Felícia Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, André Martins, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, João Serralheiro, Lima e Limão.

 

2017-02-22 - 13:09:32

 


 

Voltar