Angel Sanchez vence o GP Mortágua-Pedro Silva



Angel Sanchez vence o GP Mortágua-Pedro Silva

O 20.º Grande Prémio de Mortágua - Pedro Silva foi teve como vencedor Angel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), que cortou a meta isolado em Mortágua. 
 
Mortágua recebeu neste domingo o 20.º Grande Prémio de Mortágua - Pedro Silva, uma prova de um dia com 144 quilómetros de extensão, direcionada para as categorias de elite e sub-23. Este era um percurso ondulado, com três prémios de montanha de terceira categoria.

Foram 108 os corredores a alinhar à partida para esta prova, distribuídos por 18 equipas, quatro delas estrangeiras. No entanto, apenas 27 atletas integraram a classificação final, visto que foram muitos aqueles que chegaram fora do controlo e outros que não terminaram a corrida. 

A prova foi muito atacada logo desde os quilómetros iniciais, destacando-se um grupo de 35 corredores que seguiu unido durante a primeira volta ao circuito que viria a ser percorrido três vezes. Na segunda volta começaram os ataques dentro desse mesmo grupo, colocando-se 12 corredores em cabeça de corrida. Neste grupo encontravam-se algumas das equipas que viriam a discutir a corrida, entre elas a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, a Efapel Cycling e a Alumínios Cortizo.

A corrida decidiu-se na última volta, altura em que Angel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) atacou em solitário. O corredor chegou a ter mais de um minuto de vantagem para os seus perseguidores e teve apenas de gerir esse espaço até à meta. Angel Sanchez cortou a meta em Mortágua a solo e concluiu a corrida com uma média de 38,3 km/h, ganhando ainda a classificação das metas volantes.

Nos últimos 10 quilómetros da corrida os ataques surgiram no grupo perseguidor, que acabaria por se fragmentar. António Fagundez (Alumínios Cortizo) foi mais forte, passando a meta em segundo, a 52 segundos do vencedor, tendo sido ainda o melhor corredor entre as equipas de clube. Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) fechou o pódio na terceira posição, a 1m24s, com o seu colega de equipa, Gonçalo Carvalho, a fechar no quarto lugar, com o mesmo tempo. Este último conquistou a classificação da montanha.

A camisola da juventude ficaria para Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO) e a classificação por equipas foi ganha pela Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados.

 

2022-07-31 - 18:27:51

 


 

Voltar