Adrián Bustamante vence etapa e Orluis Aular veste-se de amarelo



Adrián Bustamante vence etapa e Orluis Aular veste-se de amarelo

O colombiano Adrían Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO) ganhou hoje a etapa-rainha da 40.ª Volta ao Alentejo, uma ligação de 145,9 quilómetros, entre Crato e Castelo de Vide, aproveitada por Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) para chegar ao comando da classificação geral.

A etapa, que se adivinhava movimentada a partir de Portalegre, ou seja, na média montanha alentejana, teve três animadores na fase inicial. Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) saiu do pelotão quando estavam percorridos 29 quilómetros, recebendo como companheiros de aventura Pedro Pinto (Efapel Cycling) e Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor).

Apesar de a frente de corrida estar entregue àquele trio, a passagem pelo Cabeço de Mouro - primeira e mais dura das cinco montanhas do dia - o foco de interesse voltou-se para o pelotão, de onde saltaram 15 ciclistas, que rapidamente e juntaram à frente da corrida.

O último prémio de montanha do dia, na serra de S. Paulo, deixou um quinteto no comando das operações: Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), Giovanni Carboni (Equipo Kern Pharma), Alex Molenaar (Electro Hiper Europa), Mauricio Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor) e Adrián Bustamente (Kelly/Simoldes/UDO).

A aproximação à meta revelou o poderio de Adrián Bustamante, que bateu ao sprint Orluis Aular e Alex Molenaar, todos creditados com 3h41m29s. Os outros dois companheiros de ataque não tiveram capacidade de resposta e cederam 2 segundos. Os primeiros perseguidores cortaram a meta 41 segundos depois do vencedor.


Feitas as contas, Orluis Aular deu um passo decisivo para bisar na Volta ao Algarve. Comanda com 10 segundos de vantagem sobre Adrián Bustamante. Alexa Molenaar é terceiro, a 12 segundos.

O campeão da Venezuela é também o primeiro na classificação por pontos, num dia em que todas as classificações mudaram de dono. O melhor jovem é agora Max Walker (Trinity Racing), Pedro Silva veste a azul, da montanha, e a Electro Hiper Europa está no topo da geral coletiva.

A Volta ao Alentejo termina neste domingo. A consagração acontecerá na Praça do Giraldo, Évora, onde termina a quinta etapa, uma viagem de 154,9 quilómetros, que se inicia em Monforte.

 

2023-03-25 - 15:28:10

 


 

Voltar