Volta a Portugal Feminina junta-se a estafeta europeia por Fair Play e Paz



Volta a Portugal Feminina junta-se a estafeta europeia por Fair Play e Paz

A Volta a Portugal Feminina Cofidis 2025 uniu-se à iniciativa “Atravessar a Europa pelo Fair Play e pela Paz”, promovida em Portugal pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), para assinalar os 30 anos do European Fair Play Movement (EFPM). O momento foi formalmente assinalado este domingo, na partida da 5.ª e última etapa da prova, numa simbólica passagem de testemunho.

A iniciativa europeia, que funciona como uma estafeta simbólica entre países, pretende reforçar os valores do fair play, da inclusão e da paz, através da prática desportiva. Atletas, treinadores, professores, estudantes e entusiastas do desporto têm vindo a somar quilómetros em várias modalidades, com o objetivo de cumprir, de forma simbólica, a distância entre a capital de cada país aderente e Bruxelas, sede do EFPM. No caso de Portugal, o desafio é completar 1.714 km ? a distância virtual entre Lisboa e a capital belga.

A Federação Portuguesa de Ciclismo é uma das várias federações nacionais que se associaram à iniciativa, tendo contribuído com os 520 km percorridos pelas atletas ao longo das cinco etapas da Volta a Portugal Feminina. Um gesto que reafirma o compromisso do ciclismo português com os valores do desporto ético e inclusivo.

O momento simbólico deste domingo contou com a presença do Coordenador do PNED, José Carlos Lima, do Diretor de Prova e Coordenador Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sérgio Sousa, da Diretora do Ciclismo Feminino da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cristina Azevedo, e de todas as equipas participantes, sublinhando a importância da união do desporto em torno de causas maiores.

 

2025-07-06 - 09:26:38

 


 

Voltar