Vem aí um fim de semana com ciclismo para todos os gostos



Vem aí um fim de semana com ciclismo para todos os gostos

O próximo fim de semana velocipédico será alargado e contará com eventos para todos os gostos. O pelotão de elite e sub-23 disputa a Clássica da Primavera, segunda prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite, que se realiza na Póvoa de Varzim. A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa inicia-se em Cantanhede, que também recebe a Prova de Abertura de Cadetes. Portimão será palco das duas rondas inaugurais da Taça de Portugal de BMX. E Arouca será o ponto de encontro para o IV Fórum Cyclin'Portugal.

A 26.ª edição da Clássica da Primavera dá seguimento, no domingo, à Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite, oferecendo o tradicional percurso acidentado em território da Póvoa de Varzim. A partida será dada às 10h55, na Avenida Vasco da Gama, local onde é esperada a chegada, cerca das 14h30, depois de percorridos 145 quilómetros.

A corrida desenrola-se em circuito, fora do perímetro da cidade da Póvoa de Varzim, tendo como pontos de interesse competitivo acrescido as metas volantes instaladas em Navais e os prémios de montanha, na freguesia de Laúndos. Metas intermédias a ultrapassar sete vezes pelos corredores.

Cantanhede será outro local de peregrinação dos adeptos de ciclismo no próximo domingo, uma vez que recebe duas competições, a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, às 9h30, e a Prova de Abertura de Cadetes, às 14h50.

As femininas partilham o mesmo pelotão, mas farão distâncias distintas em função da categoria etária. A partida será no lugar da Pena e a chegada no recinto da feira de Cantanhede. As corredoras de elite e sub-23 vão pedalar ao longo de 81,1 quilómetros, as juniores e as masters 30 e 40 enfrentam 63,1 quilómetros, enquanto as cadetes e as masters 50 irão cumprir 45,5 quilómetros. O circuito inclui um troço em terra, que será ultrapassado três vezes pelas ciclistas que cumprem a distância máxima, duas pelas da distância intermédia e uma vez na corrida mais curta. Com início às 9h30, prevê-se que a prova de elite termine pouco antes das 12h00.

A prova dos sub-17 masculinos terá 82,3 quilómetros, iniciando-se, às 14h50, em Murtede e terminando no recinto da feira de Cantanhede, cerca das 16h45, depois de atravessar as várias freguesias do concelho.

A pista do Parque da Juventude de Portimão é o local escolhido para as duas primeiras etapas da Taça de Portugal de BMX. No sábado a prova disputa-se em período vespertino, com os treinos a começarem às 14h30 e a competição a arrancar duas horas mais tarde. No domingo a pista abre às 9h30, uma hora antes das primeiras corridas.

Fórum Cyclin'Portugal
Fora do âmbito das corridas, mas tendo a bicicleta como força motriz, realiza-se em Arouca o IV Fórum Cyclin'Portugal, na sexta-feira e no sábado. Estará em debate toda a dinâmica que permitiu a existência de 25 mil quilómetros de percursos para a prática de turismo com bicicleta, distribuídos por 41 infraestruturas Cyclin'Portugal a que acrescem 23 infraestruturas em processo de candidatura ou pré-homologação.

O Fórum junta em Arouca, território das Montanhas Mágicas, os principais especialistas do país. Ao longo de dois dias serão trocadas experiências sobre as melhores práticas de criação, dinamização e manutenção de infraestruturas cicláveis, mas haverá também tempo para aproveitar a rica gastronomia local, assim como para pedalar na Grande Rota das Montanhas Mágicas. O programa completo está disponível nesta ligação 

Mais eventos oficiais
10 a 12 de março: Algarve Bike Challenge, Tavira
11 e 12 de março: E-Viana Enduro 2023, Viana do Castelo
11 e 12 de março: Circuito da Flor da Amendoeira, Vila Flor
12 de março: 1.ª Prova da Taça de XCM da AC Porto, Tougues, Vila do Conde
12 de março: 1.ª Prova da Taça de XCO da AC Santarém, Porto de Mós
12 de março: Troféu Cross MTB, Cebolas de Cima e Retaxo, Castelo Branco
12 de março: 1.ª Prova da Taça da Madeira de XCO, Porto Santo
12 de março: Taça do Canal de XCO, Quinta das Rosas, Pico, Açores
12 de março: 1.ª Prova da Taça de DHI de S. Miguel, Açores

 

2023-03-07 - 12:47:49

 


 

Voltar