Taça de Portugal de XCO e Clássica de Santo Thyrso em destaque no fim de semana



Taça de Portugal de XCO e Clássica de Santo Thyrso em destaque no fim de semana

O próximo fim de semana terá ação garantida tanto no BTT como na estrada. Melgaço vai receber a primeira prova pontuável da Taça de Portugal de XCO - Credibom, ao passo que no domingo, terá lugar a primeira edição da Clássica de Santo Thyrso.

Depois do Enduro e do Downhill, é agora a vez do Cross Country Olímpico (XCO) arrancar a época nacional, com a primeira prova pontuável para a Taça de Portugal de XCO - Credibom. Esta prova inaugural irá acontecer na pista do Centro de Estágios de Melgaço, um circuito diversificado, com subidas duras, rock gardens, saltos, descidas técnicas e muito mais.

No sábado, dia 4 de março, a pista estará aberta para treinos entre 10h00 e as 12h30 na parte da manhã, e das 14h30 às 17h30 na parte da tarde, com a competição a ter lugar no domingo. Os primeiros a partir para esta prova de classe C1 serão os cadetes masculinos e femininos, pelas 09h00. Seguir-se-ão os juniores masculinos e as restantes categorias femininas, às 10h15, e os masters e paraciclistas masculinos às 12h30. Os últimos a entrar em competição, cerca das 14h30, serão os atletas elite e sub-23.

No domingo, o pelotão nacional regressa à estrada, na 1.ª Clássica de Santo Thyrso. Esta é um prova 1.12, destinada a atletas elite e sub-23. Tal como indicado, esta será a primeira edição da corrida, que presta homenagem ao ex-ciclista natural de Santo Tirso, José Pacheco, vencedor da Volta a Portugal em 1962.

Os corredores vão partir de Vila das Aves, freguesia do município de Santo Tirso, pelas 12h00, tendo depois de percorrer um total de 144,4 quilómetros. Neste percurso, que será realizado em circuito, existe um Prémio de Montanha de 3.ª Categoria, em Refojos, pelo qual o pelotão terá de passar quatro vezes, sendo a última a 9,3 quilómetros do final. A meta estará colocada na Rua Dr. José Cardoso de Miranda, em Santo Tirso, pela qual os ciclistas também irão passar quatro vezes no total. A última dessas quatro passagens irá decidir o vencedor da corrida, sendo que a chegada no melhor horário está prevista para as 15h36.

Mais eventos oficiais:

4 e 5 de março: Avaliações Escolas (Estrada, BTT, BMX) Zona B, local a designar
5 de março: 1.ª Taça da Madeira de DHI - Prazeres 2023, Calheta
5 de março: 1.ª Prova Campeonato Regional de XCM da Arcvr - Rota do Pastel de Chaves, Vila Real

 

2023-02-28 - 13:02:02

 


 

Voltar