Regulamentos aprovados para 2021



Regulamentos aprovados para 2021

A Direção da Federação Portuguesa de Ciclismo aprovou, no dia 30 de dezembro, os regulamentos que vão enquadrar a atividade desportiva em 2021.  As principais alterações estão relacionadas com as camadas jovens, criando-se condições para o início de atividade e para a progressão desportiva dos jovens praticantes.

Na estrada, destaca-se a criação da categoria Sub-23 J, que permite aos sub-23 de primeiro ano a competição, durante mais uma época, juntamente com os juniores, de modo a mitigar os efeitos negativos da época de 2020, que não permitiu aos juniores terem os dias de competição necessários para que todos pudessem evoluir de molde a enquadrar-se, de imediato, na categoria sub-23. Apesar de competirem juntamente com os juniores, os Sub-23 J não poderão correr os Campeonatos Nacionais e a Volta a Portugal Júnior, além de não pontuarem para a Taça de Portugal de Juniores.

Ainda na estrada, 2021 acolherá a primeira edição do Troféu Ribeiro da Silva, competição de regularidade, que funciona como Taça de Esperanças, juntando juniores e sub-23 no mesmo pelotão.

As principais modificações regulamentares no BTT estão relacionadas com a maior abertura para a entrada de jovens praticantes na disciplina de downhill (DHI). Assim, será permitida a participação, na categoria open, de praticantes com 15 ou mais anos. Prevê-se ainda a realização de eventos de iniciação do DHI para praticantes da categoria de iniciados.

Nas Escolas foi criada a possibilidade de, a nível regional, realizarem-se Provas Abertas de Iniciação, uma forma de jovens não filiados poderem experimentar a participação em provas de ciclismo da sua categoria etária, mediante a subscrição de um seguro diário.

Uma alteração com efeitos transversais a todas as vertentes e disciplinas, diz respeito às normas de atribuição dos títulos de campeão nacional. Nas categorias etárias UCI - de juniores até elite - será necessária a participação mínima de três ciclistas, no setor feminino, e de cinco, no setor masculino, para a atribuição de títulos de campeão. Nas restantes categorias etárias e no paraciclismo não há mínimo de participantes para atribuição de título.


 

2021-01-05 - 11:44:13

 


 

Voltar