Mundial de paraciclismo no Estoril e ciclismo profissional no Douro



Mundial de paraciclismo no Estoril e ciclismo profissional no Douro

A semana velocipédica em Portugal fica marcada por dois grandes eventos, o Campeonato do Mundo de Paraciclismo, que se realiza no Circuito Estoril, Cascais, entre quarta-feira e domingo, e o Grande Prémio do Douro Internacional, de quinta a domingo. Merece ainda referência o Encontro Inter-Regional de Escolas, em Guimarães, sábado.

O Campeonato do Mundo de Paraciclismo vai juntar mais de 300 atletas, em representação de 39 países, numa competição em que serão outorgados 53 títulos mundiais. Tudo começa com a estafeta, às 19h00 de dia 9 de junho. As restantes jornadas serão bem mais preenchidas, com competições durante todo o dia.

Nos dias 10 e 11 de junho disputam-se os contrarrelógios individuais. No dia 10 correm os corredores das classes C e B, no dia seguinte é a vez dos exercícios individuais para os paraciclistas das classes H e T.

As provas de fundo acontecem no fim de semana. No sábado competem os corredores das classes C e B, ficando os paraciclistas das classes H e T para o fecho da competição. Portugal, depois da conquista de seis medalhas nos recentes Campeonatos da Europa, vai competir com 13 corredores nestes Mundiais.

Em paralelo, vai realizar-se, de quinta a domingo, a primeira edição do Grande Prémio do Douro Internacional, prova de estrada por etapas, que vai juntar no mesmo pelotão as formações continentais e de clube portuguesas.

A prova arranca com uma ligação de 140,2 quilómetros, entre Torre de Moncorvo e Mogadouro, com partida às 11h50 e chegada às 15h40. No sobe e desce caraterístico da região, o itinerário comporta quatro contagens de montanha de terceira categoria. A segunda etapa, na sexta-feira, leva a caravana de Carrazeda de Ansiães (11h50) até Miranda do Douro (15h50), numa viagem de 144,7 quilómetros, com uma única subida de terceira categoria, a pouco menos de 100 quilómetros da meta.

No sábado haverá jornada dupla. A partir das 10h00 disputa-se um contrarrelógio individual de 10,8 quilómetros, em Resende. Às 16h20 os ciclistas partem para uma deslocação de 66,2 quilómetros, entre Resende e S. João da Pesqueira (18h15). Um prémio de montanha de terceira categoria, apenas a 5600 metros do final, promete aguçar o engenho dos corredores e das equipas com espírito ofensivo.

As últimas pedaladas, 148 quilómetros entre Tabuaço (11h50) e Lamego (15h50), estão guardadas para domingo. É mais uma tirada em terreno ondulado. Inclui duas subidas de terceira categoria. A última, na N.ª Sr.ª da Ouvida, a 24,5 quilómetros da meta.

As escolas de ciclismo da região norte/centro têm um Encontro Inter-Regional no próximo sábado, no AVEPARK - Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães. Os jovens ciclistas vão pedalar em terras minhotas a partir das 14h30.

Mais eventos oficiais
10 de junho: XCO ACRAP, Arcos de Valdevez
10 de junho: Taça da Madeira de Enduro - Clube Sport Marítimo, Poiso, Santa Cruz
10 de junho: Taça FamosAngra, Fontinhas, Praia da Vitória, Açores
13 de junho: 3.º Prémio de Ciclismo HM Motor, Barcelos
13 de junho: Taça AC Porto XCO, Tougues, Vila do Conde
13 de junho: Taça Regional de XCO da Beira Litoral, Nariz, Aveiro
13 de junho: Campeonato Regional do Algarve de XCO, Castro Verde
13 de junho: Taça da Madeira de DHI, 4 Estradas, Santa Cruz
13 de junho: XCO Pinhal da Foz, S. Miguel, Açores
13 de junho: Taça FamosAngra, Serra Santa Bárbara, Angra do Heroísmo, Açores

 

2021-06-08 - 16:35:13

 


 

Voltar