Maria Martins e Federação Portuguesa de Ciclismo distinguidas pelo CNID



Maria Martins e Federação Portuguesa de Ciclismo distinguidas pelo CNID

A ciclista Maria Martins e a Federação Portuguesa de Ciclismo foram galardoadas com o Prémio CNID 2020, anunciou hoje o CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto.

"Uma excecional atleta de pista e de estrada e que logo nos juniores deu nota da sua classe em provas internacionais. Os resultados atuais fazem dela já uma das melhores atletas de sempre do desporto português e permitem antever que a carreira atingirá ainda outros pináculos. Neste ano tão estranho, Maria Martins é um raio de esperança", refere o CNID a propósito de Maria Martins.

Sobre a Federação Portuguesa de Ciclismo, o CNID lembra que "é a mais antiga federação desportiva do pais, contando 121 anos. O presidente, Delmino Pereira, recentemente reeleito, esta à frente de uma organização que tem tido resultados excecionais nos últimos tempos, algo nunca visto nas outras modalidades, com títulos europeus e mundiais de jovens e de consagrados, masculinos e mesmo femininos, algo ainda mais raro. O ano de 2020 foi mesmo verdadeiramente excecional, com Daniela Campos, Maria Martins, Ivo e Rui Oliveira, Iuri Leitão ou João Almeida, Ruben Guerreiro ou Rui Costa, ou tantos e tantos outros. O Centro de Alto Rendimento de Anadia não pode ser dissociado deste conjunto de resultados, como não o pode ser o selecionador nacional, Gabriel Mendes".

Foram reconhecidas nove personalidades e instituições, maioritariamente jornalistas. Como atletas, o CNID atribuiu o prémio a Maria Martins, que, em 2020, foi medalhada em todas as grandes competições de pista em que participou, Mundial e Europeu de Elite e Europeu de Sub-23 -, assim como o paracanoísta Norberto Mourão.

A Federação Portuguesa de Ciclismo foi a única galardoada entre todas as federações nacionais, destacando-se ainda o reconhecimento atribuído ao presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino. Na área do jornalismo desportivo recebem o Prémio CNID 2020 Rui Santos, José Luís Gageiro dos Reis Moreira, Rita Latas, Murílio Lopes e a Rádio Hertz.

Esta distinção não é ainda a escolha dos melhores desportistas do ano, que será conhecida apenas no dia 30, podendo o ciclismo conquistar, nessa altura, mais dois galardões, uma vez que Maria Martins é candidata a melhor atleta feminina e João Almeida está nomeado entre os finalistas para a escolha do melhor atleta masculino. 

 

2020-12-23 - 15:58:01

 


 

Voltar