Lousada e Viana do Castelo no centro das atenções



Lousada e Viana do Castelo no centro das atenções

A terceira prova da Taça de Portugal de XCO Credibom, em Lousada, e a Clássica de Viana do Castelo, para as equipas profissionais de estrada, disputam-se no domingo e são os destaques da agenda de ciclismo para o próximo fim de semana.

São esperados mais de 300 corredores em Lousada, numa competição que, além de pontuável para a Taça de Portugal, está inscrita no calendário UCI como prova de classe 1.

Como de costume são os mais jovens que abrem o programa, com a prova de cadetes, masculinos e femininos, a iniciar-se às 9h00. Às 10h15 competem os juniores masculinos e todas as categorias femininas exceto as cadetes. Os masters e os paraciclistas partem às 12h30. A corrida masculina de elite e sub-23 está marcada para as 14h30.

As contas da Taça de Portugal Credbim chegam equilibradas a Lousada. No setor masculino, comanda Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), com 65 pontos, apenas mais sete do que Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos). Nas femininas manda Ana Santos (X-Sauce Factory Team), com 62 pontos, mais nove do que Lara Lois (RG Bikes Scott Team) e mais dez do que Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Após o Grande Prémio O Jogo, o pelotão nacional de equipas continentais e de clube ruma a Viana do Castelo para disputar a terceira edição da Clássica local.

A corrida do próximo domingo terá 153,3 quilómetros, com início em Santa Marta de Portuzelo, às 11h00, e final em Viana, junto à Praia Norte, cerca das 15h00. A Clássica de Viana do Castelo mantém os ingredientes que a tornam singular: troços de terra, segmentos de empedrado e subidas.

A escalada de Santa Luzia, a 48,3 quilómetros da meta, deverá permitir uma primeira seleção, até porque é a quarta e última subida pontuável para a montanha de toda a prova. A partir daí sucedem-se os troços de terra e de paralelos.

Na véspera, o pelotão de cadetes da zona sul ruma a Grândola para disputar a segunda e última prova da fase Inter-Regional da Taça de Portugal de Cadetes. A partida será às 15h00, o percurso terá 76,4 quilómetros e a chegada está prevista para pouco antes das 17h00.

Mais eventos oficiais
28 de abril a 1 de maio: Race Nature Serra da Estrela, Seia
29 de abril: 3.ª Passeio de Cicloturismo do Lusitânia de Lourosa, Santa Maria da Feira
29 de abril: GP de Ciclismo das Festas de S. Jorge, Murtede, Cantanhede
29 e 30 de abril: Fox Enduro Race, Lousã
29 de abril: Taça do Algarve de BMX Race, Quarteira, Loulé
29 de abril: II Encontro Inter Escolas de Messines
30 de abril e 1 de maio: IV Volta ao Nordeste, Miranda do Douro
30 de abril: 2.º Passeio BTT Rota do Moscatel, Alijó
30 de abril: 13.º DHI da Penha, Guimarães
30 de abril: I Maratona BTT Up Bike Team, Miranda do Corvo
30 de abril: 1.ª prova da Taça do Algarve de Rampa, Cerro S. Miguel, Olhão
30 de abril: 2.ª prova da Taça da Madeira de DHI, Ginjas, São Vicente, Madeira
30 de abril: 4.ª prova da Taça do Faial e Pico de XCO, Santa Luzia, Pico, Açores

 

2023-04-26 - 10:22:48

 


 

Voltar