Grande Prémio Jornal de Notícias vai hoje para a estrada



Grande Prémio Jornal de Notícias vai hoje para a estrada

Esta semana estará bastante preenchida no que ao ciclismo de estrada diz respeito, com o maior destaque a ir para o 31.ª Grande Prémio Jornal de Notícias, que arranca hoje, dia 29 de agosto. No fim de semana teremos ainda o Grande Prémio Alves Barbosa e a 5.ª Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo.
 
É já hoje, dia 29 de agosto, que vai para a estrada a 31.ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias. Em competição nesta prova destinada a atletas das categorias sub-23 e elite vão marcar presença 122 corredores. Estes vão estar distribuídos por 18 equipas, entre elas as nove equipas continentais portuguesas, seis equipas portuguesas de clube e equipas três espanholas.

O primeiro teste aos corredores será um prólogo de 11,3 quilómetros, que se realiza hoje na Figueira da Foz. A partida do primeiro corredor está prevista para as 12h00 e chegada do último às 14h15. O percurso junto à costa, além de uma ascensão de cerca de um quilómetro a 8%, poderá trazer o vento como dificuldade acrescida ao trabalho dos corredores.

A este prólogo seguir-se-ão sete etapas que prometem trazer muitas surpresas. Os percursos que os corredores terão de enfrentar são maioritariamente “rompe-pernas”, uns com maior dificuldade que outros. Quer isto dizer que dada a dificuldade dos mesmos, tanto podemos ver chegar à meta um grupo pequeno para discutir a vitória ao sprint, um corredor isolado ou até uma chegada em pelotão compacto, dependendo da forma como a corrida for encarada pelas equipas e a velocidade imposta pelas mesmas.

A primeira etapa em linha será amanhã, dia 30 de agosto, e irá ter lugar em Gondomar, onde estão colocadas a partida e a chegada. A tirada terá 143,7 quilómetros estando a partida prevista para as 12h00 e chegada para as 15h25. A segunda etapa, no dia 31 de agosto, terá 103,9 quilómetros, com partida e chegada em Santo Tirso. Os corredores vão sair pelas 12h00, estando a chegada prevista para as 14h25.

No dia 1 de setembro teremos uma dupla tirada, com uma etapa de manhã e outra de tarde. A terceira da prova e primeira do dia terá 56,3 quilómetros, com partida do Porto às 10h00 e chegada a Ovar (Praia do Furadouro) às 11h20. À tarde, a partida de Ovar será dada pelas 15h30, a partir de onde os corredores terão de percorrer 66,5 quilómetros até Águeda, onde está previsto chegarem pelas 17h05. 

A quinta etapa da prova será no dia 2 de setembro e terá um total de 139,6 quilómetros. A partida e a chegada estarão colocadas em Viana do Castelo, de onde está previsto que os corredores partam às 12h00 e cheguem pelas 15h20. A sexta etapa, no dia 3 de setembro terá também partida e chegada no mesmo local, desta feita, em Valongo. O percurso conta com um total de 132,7 quilómetros, estando a partida prevista para as 12h00 e chegada para as 15h05

A sétima e última etapa da prova, que se irá realizar no dia 4 de setembro terá partida na Maia pelas 12h00. O traçado de 133,7 quilómetros irá levar os corredores até Vila Nova de Gaia, onde será coroado o grande vencedor do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias. A chegada dos atletas está prevista para as 15h10.

No fim de semana, nos dias 3 e 4 de setembro, teremos ainda o Grande Prémio Alves Barbosa. A prova destinada a corredores da categoria de cadetes terá duas etapas. A primeira terá 75 quilómetros e irá partir da Praça da República em Montemor-o-Velho, pelas 14h50. Nesta primeira tirada, os ciclistas terão pela frente dois prémios de montanha. Um de quarta categoria, em Sangalhos, ao quilómetro 50,9, e um de terceira, colocado em Paradela, ao quilómetro 64,8. A chegada a Águeda está prevista para as 16h45.

A segunda e última etapa vai partir dos Paços do Concelho de Cantanhede, pelas 10h00. Esta será uma tirada com uma dificuldade mais elevada, até porque serão quatro os prémios de montanha colocados ao longo do percurso, todos eles de terceira categoria. O primeiro será colocado em Miradoiro, ao quilómetro 25,3, o segundo na Boleta, ao quilómetro 32, e o terceiro em Casais Velhos, ao quilómetro 51,7. O quarto estará no Castelo de Montemor-o-Velho, local onde está também colocada a chegada, prevista para as 11h45.

No domingo, também em Montemor-o-Velho, termos ainda a quinta e última prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo. O arranque da competição será pelas 09h00, com o percurso a iniciar-se no Mercado Municipal de Montemor-o-Velho e a terminar no Castelo. A prova será realizada num circuito de 2,3 quilómetros e terá a duração de uma hora mais três voltas.

Outros eventos oficiais:

3 de setembro: 6.ª Rampa das Vindimas, Palmela
3 de setembro: Circuito XCO de Verdemilho
4 de setembro: 43.º Circuito em Honra de N. Sª. Guia, Avelar (Ansião)
4 de setembro: 23.ª BTT DHI ACRAP, Arcos de Valdevez
4 de setembro: 3# Taça Regional de XCM - Rota S.Tiago, Pocariça
4 de setembro: 1.ª Prova Taça da Beira Alta de XCO, Mortágua
4 de setembro: V Taça do Algarve - XCO - Almograve

 

2022-08-29 - 11:22:25

 


 

Voltar