Fim de semana repleto de BTT e BMX



Fim de semana repleto de BTT e BMX

O BTT e o BMX estão em evidência na agenda de ciclismo do próximo fim de semana. No BTT destaca-se a final da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), em Vila Nova de Paiva, e o arranque do circuito Final Season presented by Shimano de Downhill (DHI), em Lorvão Penacova. A pista do Parque das Nações, Lisboa, recebe o Campeonato Nacional de Pump Track e a prova de apuramento para o Campeonato do Mundo desta disciplina da “família” do BMX.

A Maratona BTT do Demo encerra a edição de 2022 da Taça de Portugal de XCM. A partida será dada às 9h00. Os corredores de elite e os masters até 49 anos farão o percurso de 92 quilómetros com 2500 metros de acumulado de subida. As femininas, os paraciclistas de classe D e os masters a partir de 50 anos vão pedalar ao longo de 72 quilómetros, enfrentando um acumulado de 2040 metros. Os paraciclistas de classe C e os participantes em bicicletas de assistência elétrica ficam-se pelos 45 quilómetros com 1100 metros de acumulado. Não contando para a Taça de Portugal, existe ainda uma prova aberta num percurso de 30 quilómetros.

Com a vitória na corrida a garantir 300 pontos para o ranking, há cinco ciclistas com hipótese matemática de arrebatar o troféu na categoria de elite. Davide Machado segue no topo, com 800 pontos, seguido de perto pelo colega de equipa no BTT Seia Luís Ferreira, que soma 760. Logo depois surgem Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT), com 750, Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova), com 690, e Filipe Ramos (Guilhabreu BTT), com 578.

Entre a elite feminina há duas corredoras em luta direta pela Taça de Portugal. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis), que acumula 980 pontos, e Ana Tomás (BTT Seia), que chega a Vila Nova de Paiva com 940.

O Parque das Nações vai agitar-se, sábado e domingo, com a ronda portuguesa de apuramento para o Campeonato do Mundo de Pump Track. A competição será também aproveitada para a atribuição dos títulos nacionais desta disciplina. No sábado competem os corredores de elite e masters. Além de se candidatarem a uma vaga no Mundial, vão disputar o Campeonato Nacional. Os treinos realizam-se durante a manhã, estando as provas cronometradas marcadas para o período entre as 12h30 e as 15h00.

No domingo é a vez de os juvenis e cadetes lutarem pelos títulos nacionais. Das 9h00 às 10h30 acontecem os treinos. As corridas desenrolam-se entre as 11h00 e as 13h00.

Depois do cancelamento da prova de Paços de Ferreira, o troféu Final Season presented by Shimano arranca no próximo domingo, em Lorvão, Penacova. Os corredores de DHI, na fase de preparação para o Campeonato Nacional, têm aqui a oportunidade de incrementar o ritmo competitivo.

Com treinos marcados para sábado, é no domingo que se realiza a competição. Às 14h00 inicia-se a manga de qualificação, enquanto a final está agendada para as 15h30.

Mais eventos oficiais
5 de outubro: Circuito de Ciclismo Jovem de Cantanhede
7 a 9 de outubro: Gravel Challenge de Torres Vedras
8 de outubro: 4.ª Prova Taça do Algarve de Juniores e Cadetes, Lagoa
8 de outubro: Maratona BTT da Cidade de Faro
9 de outubro: Maratona BTT 5 Cumes, Barcelos
9 de outubro: Campeonato do Algarve de XCO, S. Bartolomeu de Messines
9 de outubro: Tavira Granfondo
9 de outubro: Campeonato da Madeira de XCM, Ribeira do Machico, Santo da Serra, Madeira
9 de outubro: Encontro Regional de Escolas do Faial e do Pico, S. Lourenço, Açores

 

2022-10-03 - 15:46:21

 


 

Voltar