Elite corre no Centro e juniores competem no Minho



Elite corre no Centro e juniores competem no Minho

O próximo fim de semana velocipédico terá duas provas por etapas de estrada. O pelotão de elite e sub-23 disputa, sábado e domingo, o 42.º GP ABIMOTA. O pelotão júnior compete, entre sexta-feira e domingo, no 32.º GP do Minho. No BTT destaque para a terceira prova da Taça de Portugal de Maratona (XCM), no domingo, em Ansião.

Os primeiros a entrar em liça serão os juniores, na sexta-feira, com a primeira etapa do Grande Prémio do Minho. Será uma jornada a disputar no concelho de Vila Nova de Famalicão, num itinerário de 74 quilómetros, com partida, às 13h55, e chegada, perto das 16h00, na freguesia de Oliveira Santa Maria.

A segunda etapa percorre o concelho de Guimarães, partindo (12h40) e chegando (15h15) em Azurém. O traçado, com 86 quilómetros, comporta as subidas de Gonça e da Penha, prevendo-se que seja ainda mais propício ao estabelecimento de diferenças do que a etapa inaugural.

O GP do Minho termina com a etapa mais longa, 123,6 quilómetros a disputar no já tradicional Circuito de Santo António, em Amares. As subidas ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia vão marcar o dia e a geral final. A partida vai acontecer às 11h58, estando a chegada prevista para pouco depois das 15h00.

O GP ABIMOTA começa em Marrazes, concelho de Leiria, no sábado, às 12h50. É dali que o pelotão de vinte equipas parte para uma viagem de 184,9 km, que terminará em Vouzela, cerca das 17h30. Uma contagem de montanha de segunda categoria, a 30,6 quilómetros do final, instalada em Alcofra, dá o maior toque de dureza à jornada inicial da prova.

A segunda e última etapa, a disputar no domingo, terá 173,9 quilómetros, ligando Anadia, de onde parte a caravana às 12h50, a Águeda, onde os mais rápidos chegarão por volta das 17h15. As subidas de Sever do Vouga e de Talhadas, esta a 20,6 quilómetros do fim, farão a triagem de valores.

A Taça de Portugal de XCM prossegue em Terras de Sicó, disputando-se, no domingo, em Ansião, a terceira prova pontuável para o troféu de regularidade. Haverá três percursos de competição pelo qual se distribuirão os participantes em função da respetiva categoria etária.

Os homens, desde a categoria de elite até masters 45, farão a prova maior, 108 quilómetros. As femininas, os masters a partir dos 50 anos e os paraciclistas de classe D competem na distância de 72 quilómetros. Os concorrentes em bicicletas de assistência elétrica e os paraciclistas de classe C vão correr no traçado de 36 quilómetros. A partida será às 9h00.

Mais eventos oficiais
10 a 12 de junho: Volta ao Faial e Pico, Açores
10 de junho: 7.º Encontro de Escolas da Freguesia de Lousa, Loures
10 de junho: Clássica do Alentejo, Estremoz
11 de junho: 2.º Encontro de Escolas da Beira Alta, Castro Daire
11 de junho: Downhill Urbano de Abrantes
11 de junho: Encontro de Escolas CAJ Raposa, Almeirim
12 de junho: Campeonato da Madeiro de Enduro, Ponta do Pargo, Calheta, Madeira

 

2022-06-07 - 09:30:06

 


 

Voltar