Anadia volta a receber o Europeu de Pista... e a plantar o futuro



Anadia volta a receber o Europeu de Pista... e a plantar o futuro

Até ao próximo domingo, 20 de julho, o Velódromo Nacional de Sangalhos volta a ser palco do Campeonato da Europa de Pista para Juniores e Sub-23, uma das mais prestigiadas provas do calendário da UEC - União Europeia de Ciclismo.

Ao todo, 487 atletas de 30 países estão a disputar, desde terça-feira, os 44 títulos europeus em disputa, num ambiente técnico de altíssimo nível, que tem contribuído, ao longo dos anos, para lançar os grandes campeões do ciclismo mundial.

Mas este evento é também sinónimo de compromisso com o futuro. Nesse contexto, a organização deste evento voltou a cumprir uma tradição simbólica, mas carregada de grande significado: a plantação de uma nova árvore junto ao Velódromo Nacional, no âmbito da iniciativa UEC Forest.


Este projeto ambiental, que nasceu precisamente em Anadia, em 2022, visa assinalar todos os campeonatos europeus organizados sob a égide da UEC com a plantação de uma árvore ? um gesto simbólico, mas com impacto real, que expressa o compromisso do ciclismo com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Desde então, foram já plantadas mais de 60 árvores, em 15 países. Além da árvore nº1 da UEC Forest, Portugal conta já com cinco árvores plantadas na área adjacente ao Velódromo Nacional de Sangalhos. A sexta foi plantada ao final da tarde desta quarta-feira, numa cerimónia que juntou, além do presidente da UEC, Enrico Della Casa, também o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, a presidente da Câmara Municipal da Anadia, Maria Teresa Cardoso, e o presidente da Turismo Centro de Portugal.

A árvore simbolicamente plantada esta quarta-feira, é a nº 64 da iniciativa UEC Forest e está situada junto à entrada 2 do Velódromo.

Mais informações sobre esta iniciativa em: https://www.uec.ch/en/UEC-FOREST

 

2025-07-16 - 18:00:17

 


 

Voltar